Quem é Julian Assange, fundador do WikiLeaks preso há 5 anos e que enfrenta julgamento decisivo no Reino Unido:pixbet handicap
O ativista Julian Assange, fundador do site WikiLeaks, está passando por um julgamento no Reino Unido na terça-feira (20/02) que está decidindo sobre o último recurso possível no seu caso - epixbet handicapúltima chancepixbet handicapevitar a extradição para os Estados Unidos.
Assange, que estápixbet handicapuma prisão na Inglaterra desde 2019, é procurado pelos EUA por divulgar arquivos militares considerados secretos entre 2010 e 2011.
Ele não está presentepixbet handicappessoa no julgamento pois está muito doente, segundo seu advogado.
Ele foi condenado à extradição para os EUA no Reino Unidopixbet handicap2021. Seus advogados afirmam que o caso contra ele tem motivações políticas e que ele vai apelar para a Corte Europeiapixbet handicapDireitos Humanos caso seu recurso seja negado.
Assange ganhou reputaçãopixbet handicapseu país como programador quando era adolescente.
) in salm, Mas. ", as deshe unwittingly éncounter coma coven Of thewitchES nathrough
ghtmarres" revisionsa
co pixbet handicap Bilbao venceu o Campeonato da Espanha contra Madrid. No final do jogo, alguns
dantes da Escola pixbet handicap Engenheiros pixbet handicap 💳 Mineração, todos fãs do Atletic, decidiram que a
super esporte betlo. Composta por Marty O'Donnell, a peça passou a se tornar sinônimo da série Hala de
nga duração, com muitos elementos 🏧 do tema primeiro aparecendo nos jogos subsequentes.
Fim do Matérias recomendadas
Em 1995, ele foi multado por crimes cibernéticospixbet handicapum tribunal da Austrália, seu país natal, e só evitou a penapixbet handicapprisão porque prometeu não cometer a infrações novamente.
Em 2006, Assange fundou o WikiLeaks. O projeto afirma ter publicado maispixbet handicapdez milhõespixbet handicapdocumentos, incluindo muitos relatórios oficiais confidenciais relacionados a guerras, espionagem e corrupção.
Em 2010, o WikiLeaks divulgou um vídeopixbet handicapum helicóptero militar dos EUA que mostrava 18 civis sendo mortos na capital do Iraque, Bagdá.
Também publicou milharespixbet handicapdocumentos confidenciais fornecidos Chelsea Manning, ex-analistapixbet handicapinteligência do Exército dos EUA.
Esses arquivos indicavam que os militares dos EUA tinham matado centenaspixbet handicapcivispixbet handicapincidentes não relatados oficialmente durante a guerra no Afeganistão.
Como o governo dos EUA reagiu ao WikiLeaks?
Em 2019, o Departamentopixbet handicapJustiça dos EUA descreveu os vazamentos do WikiLeaks como "um dos maiores vazamentospixbet handicapinformações confidenciais na história dos Estados Unidos".
Os advogados das autoridades americanas afirmaram que a publicação da informação colocou indivíduos identificados no Afeganistão e no Iraquepixbet handicap"riscopixbet handicapdanos graves, tortura ou mesmo morte".
Assange insistiu que os arquivos expunham abusos graves por parte das forças armadas dos EUA e que o processo contra ele tinha motivação política.
Ele foi acusado por 18 crimes, como conspirar para invadir bancospixbet handicapdados militares com o objetivopixbet handicapconseguir informações confidenciais.
As autoridades dos EUA iniciaram um processopixbet handicapextradição para levar Assange ao país.
Se for condenado, seus advogados dizem que ele pode pegar até 175 anospixbet handicapprisão. No entanto, o governo dos EUA afirma que uma sentença entre quatro e seis anos é mais provável.
Por que Assange não foi enviado aos EUA?
O pedidopixbet handicapextradição dos EUA épixbet handicap2019, e foi concedido após uma sériepixbet handicapaudiências judiciais, mas Assange passou vários anos lutando para anular a decisão.
Ele foi enviado para a prisãopixbet handicapalta segurançapixbet handicapBelmarsh,pixbet handicapLondres,pixbet handicap2019, e lá foi mantido enquanto o casopixbet handicapextradição dos EUA avançava na Justiça.
Em 2021, o Tribunal Superior da Inglaterra decidiu que ele deveria ser extraditado, rejeitando as alegaçõespixbet handicapque apixbet handicapsaúde mental precária significava que ele poderia se suicidarpixbet handicapuma prisão dos EUA.
Em 2022, o tribunal manteve essa decisão e a então secretária do Interior, Priti Patel, confirmou a ordempixbet handicapextradição.
Assange voltará ao Tribunal Superior nos dias 20 e 21pixbet handicapfevereiropixbet handicap2024 para uma audiênciapixbet handicaprevisãopixbet handicapuma decisão anterior do tribunal, que lhe recusou permissão para recorrer.
Seus apoiadores disseram que essa pode ser a última etapa antes da extradição.
No entanto, seus advogados também recorreram ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, pedindo que a extradição seja revertida.
Por que Assange morava na embaixada do Equador?
As autoridades suecas emitiram um mandadopixbet handicapprisão contra Assangepixbet handicap2010, acusando o ativistapixbet handicapabusar sexualmentepixbet handicapuma mulher epixbet handicapmolestar outra enquanto estava no país.
Ele negou os crimes, afirmando que as acusações eram "infundadas".
A Suécia também pediu ao Reino Unido a extradiçãopixbet handicapAssange, que foi detido preventivamente sob fiança.
Seguiram-se dois anospixbet handicapbatalhas legais, maspixbet handicap2012, o Supremo Tribunal do Reino Unido decidiu que ele deveria ser extraditado para a Suécia para interrogatório.
No entanto, ele procurou asilo político na embaixada do Equador. A concessão foi concedida pelo então presidente do país, Rafael Correa, que apoiava o Wikileaks.
Assange passou sete anos na embaixada e era regularmente visitado por celebridades, incluindo a cantora Lady Gaga e a atriz Pamela Anderson.
Em abrilpixbet handicap2019, o então novo presidente do Equador, Lenin Moreno, ordenou que Assange deixasse a embaixada devido ao seu "comportamento descortês e agressivo", reclamações sobre apixbet handicaphigiene pessoal e suspeitaspixbet handicapque estava acessando documentospixbet handicapsegurança da embaixada.
Assange foi detido dentro da embaixada pela polícia britânica e depois julgado por não se submeter aos tribunais para ser extraditado para a Suécia, o que constituiu uma violação das condições dapixbet handicapfiança.
Ele foi condenado a 50 semanaspixbet handicapprisão.
Em novembropixbet handicap2019, as autoridades suecas desistiram do processo contra Assange porque os supostos crimes teriam prescrito.
Vidapixbet handicaphacker
Assange normalmente evita falar sobre seu passado, mas o interesse da mídia desde o surgimento do WikiLeaks trouxe algumas ideias sobre as influências que teve.
Ele nasceupixbet handicapTownsville, no Estado australianopixbet handicapQueensland,pixbet handicap1971, e teve uma infância sem raízes enquanto seus pais dirigiam um teatro itinerante.
Ele foi pai aos 18 anos e não demorou a enfrentar batalhas jurídicas pela guarda da criança.
Já no desenvolvimento da internet, o australiano viu a chancepixbet handicapusar suas habilidadespixbet handicapmatemática - um caminho que também lhe trouxe problemas.
Em 1995, ele foi acusado, junto com um amigo,pixbet handicapdezenaspixbet handicapatividades hackers.
Embora o grupo que integravam fosse experiente o bastante para rastrear os detetives que os monitoravam, Assange acabou sendo pego e se declarando culpado.
Ele foi multadopixbet handicapvários milharespixbet handicapdólares australianos - escapando da penapixbet handicapprisão sob a condiçãopixbet handicapque não voltaria a cometer tais crimes.
Após o episódio, ele passou três anos escrevendo um livro com Suelette Dreyfus - pesquisadora que estava estudando o emergente lado subversivo da internet. A obra, chamada Underground, se tornou um best-seller.
Dreyfus descreveu Assange como um "pesquisador muito qualificado" que estava "bastante interessado no conceitopixbet handicapética,pixbet handicapconceitospixbet handicapjustiça, no que os governos deveriam e não deveriam fazer".
A isso se seguiu um cursopixbet handicapfísica e matemática que ele fez na Universidadepixbet handicapMelbourne, onde virou um destacado membro da sociedade matemática e inventorpixbet handicapum elaborado quebra-cabeçapixbet handicapque seus contemporâneos dizem que teria se superado.
Ele lançou o WikiLeakspixbet handicap2006 com um grupopixbet handicapativistas que compartilhavam visões semelhantes às dele, criando métodos especiais para receber secretamente materiais sigilosos, candidatos a vazamentos.
"Para manter nossas fontes seguras, tivemos que espalhar recursos, criptografar tudo e mudar telecomunicações e pessoas ao redor do mundo para ativar leispixbet handicapproteçãopixbet handicapdiferentes jurisdições nacionais", disse Assange à BBC,pixbet handicap2011.
"Nós ficamos bons nisso, e nunca perdemos um caso, ou uma fonte, mas não podemos esperar que todos passem pelos esforços extraordinários que nós fazemos."
Ele adotou um estilopixbet handicapvida nômade, administrando o WikiLeakspixbet handicaplocais provisórios e itinerantes.
Assange conseguia passar longos períodos sem comer, e se concentrar no trabalho com poucas horaspixbet handicapsono, segundo Raffi Khatchadourian, repórter da revista New Yorker, que passou várias semanas viajando com ele.
"Ele cria essa atmosfera a seu redor, onde as pessoas próximas querem cuidar dele, para ajudá-lo a seguirpixbet handicapfrente. Eu diria que isso provavelmente tem a ver com o seu carisma."
O WikiLeaks e Assange ganharam destaque com a divulgaçãopixbet handicapum vídeo mostrando um helicóptero americano atirandopixbet handicapcivis no Iraque.
Ele promoveu e defendeu o vídeo, bem como a liberação maciçapixbet handicapdocumentos militares confidenciais dos Estados Unidos sobre as guerras do Afeganistão e do Iraquepixbet handicapjulho e outubropixbet handicap2010.
O WikiLeaks continuou divulgando novas levaspixbet handicapdocumentos, incluindo cinco milhõespixbet handicape-mails confidenciais da empresa americanapixbet handicapinteligência Stratfor.
Em meio aos vazamentos, também se viu, no entanto, lutando para sobreviverpixbet handicap2010, quando várias instituições financeiras dos EUA começaram a bloquear doações que recebia.