A 'epidemia'estrela bet dadosmiopia que atinge 1estrela bet dados3 crianças no mundo (mas ainda não é tão comum no Brasil):estrela bet dados
O que revela o estudo
Paraguai e Uganda, com cercaestrela bet dados1%estrela bet dadosmiopia entre o público infantil, tiveram alguns dos níveis mais baixos encontrados na pesquisa.
O Sport Club Corinthians Paulista, frequentemente simplesmente referido como Corinthians, é um clube estrela bet dados esportes profissionais brasileiro sediado em
São Paulo
cil do que Callof Duty - World of War. Este jogo tem tudo o que os outros jogos tinham,
vezes dez. 🌈 5 Jogos mais difíceis estrela bet dados Call Off Duty, Ranqueado gamerant :
promo freebetplicativo Capital Um Mobile, ou quando conectado ao nosso site bancário on-line a
estrela bet dados um computador. Ene, seu assistente Capital 4️⃣ one capitalone : digital. eno Million
Fim do Matérias recomendadas
O Brasil também apresenta uma baixa frequência do quadro: 3% das crianças do país são míopes.
Vale ponderar que esse dado brasileiro vemestrela bet dadosum único estudo, feitoestrela bet dados2013 na Universidadeestrela bet dadosSão Pauloestrela bet dadosRibeirão Preto, que avaliou 1.590 indivíduosestrela bet dados10 a 15 anos na cidadeestrela bet dadosGurupi, no Tocantins.
O levantamento internacional, publicado no British Journal of Ophthalmology, analisou pesquisas que envolveram maisestrela bet dados5 milhõesestrela bet dadoscrianças e adolescentesestrela bet dados50 paísesestrela bet dadostodos os continentes.
Os cálculos revelaram que os casosestrela bet dadosmiopia triplicaram entre 1990 e 2023.
E o aumento foi "particularmente notável" após a pandemiaestrela bet dadoscovid-19, segundo os autores.
A miopia geralmente começa durante os anos do Ensino Fundamental e tende a piorar até que o olho pareestrela bet dadoscrescer, por volta dos 20 anosestrela bet dadosidade.
Existem fatores que aumentam o riscoestrela bet dadosdesenvolver a condição — viver no Leste Asiático é um deles.
O quadro também está relacionado à genética e certas mutações que as crianças herdamestrela bet dadosseus pais, mas há outros fatores que podem influenciar, como a idade muito jovem, por volta dos dois anos,estrela bet dadosque as crianças vão para a escolaestrela bet dadospaíses como Singapura e Hong Kong.
Isso significa que esses jovens focam os olhos por mais tempoestrela bet dadoslivros e telas durante os primeiros anosestrela bet dadosvida, o que tensiona os músculos oculares e pode levar à miopia, sugere a pesquisa.
Na África, onde a educação formal começa na idadeestrela bet dadosseis a oito anos, a incidênciaestrela bet dadosmiopia é cercaestrela bet dadosum sétimo do que a verificada na Ásia.
Durante os momentosestrela bet dadoslockdowns e isolamento da pandemiaestrela bet dadoscovid-19, quando milhõesestrela bet dadospessoas tiveram que ficarestrela bet dadosambientes fechados por longos períodos, a visãoestrela bet dadoscrianças e adolescentes foi prejudicada.
"Evidências recentes sugerem uma associação potencial entre a pandemia e a deterioração acelerada da visão entre jovens adultos", escrevem os pesquisadores.
Até 2050, a miopia pode afetar mais da metade dos adolescentesestrela bet dadostodo o mundo, preveem os autores.
Aindaestrela bet dadosacordo com o trabalho recém-publicado, meninas e mulheres jovens provavelmente terão taxas mais altas da condição do que indivíduos do sexo masculino porque tendem a passar menos tempoestrela bet dadosatividades ao ar livre na escola eestrela bet dadoscasa à medida que crescem.
Além disso, o desenvolvimento das meninas, incluindo o período da puberdade, se inicia mais cedo, o que significa que elas tendem a ter miopiaestrela bet dadosuma idade mais precoce.
Embora a Ásia deva ter os índices mais altos da condiçãoestrela bet dadoscomparação com todos os outros continentes até 2050, os paísesestrela bet dadosdesenvolvimento também podem chegar a 40% da população afetada pela miopia no futuro, estimam os pesquisadores.
Como posso proteger a visão do meu filho?
Para reduzir o riscoestrela bet dadosmiopia, as crianças — especialmente aquelas que têm entre sete e nove anos — devem passar pelo menos duas horas ao ar livre todos os dias, sugerem especialistasestrela bet dadosoftalmologia do Reino Unido.
A ciência ainda não descobriu se o fator mais preponderante aqui é a presençaestrela bet dadosluz solar natural, o exercício feito ao ar livre ou fatoestrela bet dadosos olhos das crianças precisarem focarestrela bet dadosobjetos mais distantes durante essas atividades.
"Há algoestrela bet dadosestar ao ar livre que traz um benefício real para as crianças", pontua o médico Daniel Hardiman-McCartney, consultor clínico do Colégioestrela bet dadosOptometristas do Reino Unido.
Ele também recomenda que os pais levem os filhos para um exame oftalmológco entre os sete e os 10 anos, mesmo que a visão da criança tenha sido verificadaestrela bet dadosanos anteriores.
Os pais também devem ser avaliados, uma vez que a miopia é hereditária. Caso um dos progenitores seja míope, os filhos têm três vezes mais probabilidadeestrela bet dadostambém desenvolver o quadro.
A miopia não tem cura, mas pode ser corrigida com óculos ou lentesestrela bet dadoscontato.
Além disso, lentes especiais podem retardar o desenvolvimento da miopiaestrela bet dadoscrianças pequenas, ao estimular o olho a crescerestrela bet dadosforma adequada. No entanto, elas costumam ser caras.
Na Ásia, onde essas lentes especiais já são muito populares, salasestrela bet dadosaula feitasestrela bet dadosvidro, que mimetizam o aprendizado ao ar livre, também viraram uma das soluções para o problema.
Quais são os sinaisestrela bet dadosmiopia?
- Dificuldadeestrela bet dadosler palavras à distância, como o que está escrito na lousa da escola;
- Sentar-se muito perto da TV e do computador;
- Segurar o celular e o tablet perto do rosto;
- Ter doresestrela bet dadoscabeça frequentes;
- Esfregar muito os olhos.