Febre maculosa: a estratégia inusitadaapostar no sportingbetcientistas para criar vacina contra 'doença do carrapato':apostar no sportingbet

Carrapato-estrelaapostar no sportingbetdedo

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Carrapato-estrela é o principal transmissor da bactéria causadora da febre maculosa

Mas como essa candidata à vacina funciona? E quando ela deve ficar pronta?

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
apostar no sportingbet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

nsexual dentistastise prod

Soft no ano apostar no sportingbet 2007 resultou na adição apostar no sportingbet várias outras franquias, incluindo:

unscriptted television series.They also plan to Produce And publish video game a via

ividade: Inseidious", O Purge (the Gallowts), Get Out;🧬 1Happy Death

cambista de apostas esportivas é crime

While a forward pass may only be thrown once per down by the team on offense from🌝 within or behind the neutral zone, there are no restrictions on the use of lateral passes; any player legally carrying🌝 the ball may throw a lateral pass from any position on the field at any time, any player may receive🌝 such a pass, and ...
A pass consists of an intentional transfer of the ball from one player to another of the same team. Examples🌝 of sports that involve passing are association football, basketball, ice hockey, and American football.

Fim do Matérias recomendadas

A identificação

O grupoapostar no sportingbetpesquisas coordenado pela bióloga Andrea Fogaça, professora associada do Departamentoapostar no sportingbetParasitologia do ICB-USP, identificou uma proteína no carrapato-estrela que virou alvoapostar no sportingbetum potencial imunizante.

Conhecida pela sigla IAP, essa proteína do artrópode é capazapostar no sportingbetinibir um processo conhecido como apoptose, que é a morte programada das células.

"E isso é fundamental para garantir a sobrevivência do carrapato enquanto ele se alimenta do sangue do hospedeiro", detalha Fogaça.

Mas e se fosse possível desativar ou interferir na IAP? Foi justamente isso o que os pesquisadores fizeram no laboratório.

"Quando nós reduzimos o nível dessa proteína no organismo dos carrapatos, eles passaram a apresentar uma alta taxaapostar no sportingbetmortalidade", descreve a especialista.

Segundo as pesquisas publicadas até o momento, a abordagem permitiu eliminar 92% dos artrópodes.

"Esse trabalho nos mostrou que a IAP é um alvo promissor para o desenvolvimentoapostar no sportingbetuma futura vacina", complementa ela.

Capivara

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

As capivaras são um dos animais afetados pelo carrapato-estrela — e poderiam se beneficiarapostar no sportingbetum esquemaapostar no sportingbetvacinação

Próximos passos

Pule Podcast e continue lendo
BBC Lê

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

Com os primeiros testes positivos, o time do ICB-USP deve iniciarapostar no sportingbetbreve os estudos com modelos animais.

"Nós estamos projetando peptídeos, ou seja, pedacinhos dessa proteína, para imunizar os coelhosapostar no sportingbetlaboratório. Daí vamos conferir se essas cobaias produzirão anticorpos suficientes para inibir os carrapatos", detalha Fogaça.

A bióloga reforça que a candidata à vacina contra a febre maculosa ainda está nos estágios iniciais, e é preciso aguardar os resultados das pesquisas que estãoapostar no sportingbetandamento — portanto, ainda não existe um prazo para finalizar todo esse trabalho.

A boa notícia é que o desenvolvimentoapostar no sportingbetimunizantes para uso veterinário envolve menos etapas — o que pode acelerar a transição do projeto entre a bancada do laboratório e a disponibilização comercial das doses.

Mas por que desenvolver vacinas contra os artrópodes, e não diretamente contra as bactérias Rickettsia causadoras da febre maculosa?

"Nós acreditamos que, ao controlar a quantidade dos artrópodes no ambiente, poderemos diminuir o númeroapostar no sportingbetpicadasapostar no sportingbetcarrapatosapostar no sportingbetanimais ou nos seres humanos e, com isso, reduzir o númeroapostar no sportingbetcasos da doença", responde Fogaça.

Outra questão: por que o candidato à imunizante é pensado para animais, e não para as pessoas?

A bióloga lembra que seres humanos são hospedeiros acidentais do carrapato-estrela e da bactéria que ele eventualmente carrega — o "caminho" natural dessa doença não depende da gente.

"O carrapato-estrela consegue manter seu cicloapostar no sportingbetvida independentemente do homem ao circular por capivaras, gambás e outras espécies", diz ela.

Proteger esses animais, portanto, seria uma maneiraapostar no sportingbetdiminuir a populaçãoapostar no sportingbetartrópodes na natureza — e, assim, resguardar indiretamente os indivíduos que porventura passarem pelas zonasapostar no sportingbetmata onde ele é mais comum.

Bois

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Infestaçõesapostar no sportingbetcarrapato-estrela estão se tornando cada vez mais comunsapostar no sportingbetrebanhos bovinos, diz pesquisadora

Uma solução aguardada

Para Fogaça, um futuro imunizante contra a febre maculosa traria maisapostar no sportingbetum benefício à sociedade.

"Em primeiro lugar, falamosapostar no sportingbetalgo importante para a saúde pública, pois reduziríamos a populaçãoapostar no sportingbetcarrapatos e, por consequência, o númeroapostar no sportingbetcasos e mortes por febre maculosa", conta ela.

As estatísticas do último boletim epidemiológico publicado pelo Ministério da Saúde, compiladas pela BBC News Brasil, mostram que, entre 2012 e 2022, foram notificados 2.209 casos e 753 mortes por febre maculosa no país.

"Mas há um aspecto econômico também. Isso porque o carrapato-estrela tem sido observado cada vez maisapostar no sportingbetrebanhos bovinos", complementa a cientista.

Segundo a bióloga, as infestações desses artrópodesapostar no sportingbetvacas e bois são tão grandes e sugam tanto sangue que até deixam os animais com anemia.

"E isso diminui a produtividade das fazendas", conclui ela.

Uma solução para eliminar os carrapatos-estrela, portanto, seria muito bem-vinda para as criaçõesapostar no sportingbetgado.

Fogaça também especula possíveis caminhos para a imunizaçãoapostar no sportingbetanimais silvestres, como as capivaras e os gambás.

Uma estratégia seria desenvolver iscasapostar no sportingbetalimentos "turbinados" com a vacina e distribuí-las pelas regiões onde a doença é endêmica — como o interiorapostar no sportingbetSão Paulo, a zona serrana do Rioapostar no sportingbetJaneiro e o centroapostar no sportingbetMinas Gerais.

Esse modelo já é usado na prática para evitar certas doenças infecciosasapostar no sportingbetraposas na América do Norte.

"Neste caso, dependeríamosapostar no sportingbetum apoio das instituiçõesapostar no sportingbetsaúde pública para desenvolver estratégias para a proteção dos animais silvestres contra os carrapatos", conclui Fogaça.