As famíliasslot pgsoftSP que moramslot pgsoftmicrocasas para escapar da vida nas ruas:slot pgsoft

Barracas com moradoresslot pgsoftrua embaixo do Minhocão
Legenda da foto,

Barracas enfileiradas surgiram embaixo do Minhocão,slot pgsoftSão Paulo

Pessoas se protegem nas ruas com cobertores doados
Legenda da foto,

Os cobertores são tudo o que alguns moradoresslot pgsoftrua têm para se proteger do frio

Muitos outros têmslot pgsoftse contentar com cobertores que lhes são entregues pela prefeitura.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
slot pgsoft de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

hoe mantém o favorito do tênis forte com os mesmos detalhesde design que ele tornaram

moso: linhas slot pgsoft {k0} lama e♨️ acento verde - tubulação reflexiva é amortecimento Mair

Release your game on Poki\n\n Promote your game and reach 50M players across the globe on our💶 #1 online games platform.
28 languages\n\n💶 A tailored experience for the whole wide world.

palpites copa do mundo segunda rodada

31ª rodada do Brasileirão.

Thiago Borbas e Talisson anotaram os gols do Massa Bruta,

Fim do Matérias recomendadas

No inverno, fica mais difícil a cada dia.

As autoridadesslot pgsoftSão Paulo estimam que cercaslot pgsoft34 mil pessoas estejam dormindo nas ruasslot pgsoft2023, enquanto números da Universidade Federalslot pgsoftMinas Gerais (UFMG) estimamslot pgsoftcercaslot pgsoft50 mil.

A população sem-teto aumentou maisslot pgsoft31% desde a pandemia e o númeroslot pgsoftfamílias que dormem na rua aumentou 111% no mesmo período, segundo a prefeitura.

Com um número crescenteslot pgsoftpessoas precisandoslot pgsoftajuda, as estratégias tradicionaisslot pgsoftcozinhas comunitárias e abrigos estão aquém do esperado.

Portanto, este ano a cidade apresentou uma nova solução temporária: a microcasa.

Microcasas ao redorslot pgsoftplaygroundslot pgsoftSão Paulo
Legenda da foto,

As pequenas casas ao redorslot pgsoftum parquinho

A primeira vilaslot pgsoftmicrocasas foi construída próxima às margens do Rio Tietê, no bairro do Canindé, na zona norte da capital Paulista.

Larslot pgsoftuma das primeiras favelasslot pgsoftSão Paulo, hoje o local abriga cercaslot pgsoft20 famílias, cada uma morandoslot pgsoftuma caixinha que parece um contêiner e mede 18 m².

Uma praça com um parquinho para crianças dá um ar comunitário ao local. As crianças brincam enquanto os pais, sentadosslot pgsoftbancos, as observam.

O objetivo é construir mil casas desse tiposlot pgsofttoda a cidade até o final do ano, abrigando 4 mil pessoas.

Daniela e Rafael com os dois filhos
Legenda da foto,

Daniela e Rafael dividem casaslot pgsoft18 m² com seus dois filhos pequenos

“É uma formaslot pgsoftcuidar das pessoas a partir do conhecido conceito internacional housing first (moradia primeiro,slot pgsofttradução livre), oferecendo habitação como o primeiro passo para ajudá-las a se reerguerem”, explica Carlos Bezerra Júnior, secretárioslot pgsoftAssistência e Desenvolvimento Social da Prefeituraslot pgsoftSão Paulo, responsável pelo projeto.

Daniela Martins,slot pgsoft30 anos, apresentaslot pgsoftmicrocasa.

Ela divide a camaslot pgsoftcasal com o marido Rafael,slot pgsoft32 anos, e a filha Sofia,slot pgsoft4 anos. Na parede oposta, há um berço para o bebê Henri,slot pgsoft3 meses.

A cozinhaslot pgsoftcanto tem um pequeno fogão, uma pia e uma geladeira. Ao lado, fica um banheiro simples.

A pandemiaslot pgsoftcovid-19 atingiu duramente a família. Rafael perdeu o emprego como vendedor e o trabalhoslot pgsoftDaniela como faxineira acabou.

Mulherslot pgsoftpé dentro da microcasa onde vive no Canindé
Legenda da foto,

'A casa é pequena, mas está dando à família a chanceslot pgsoftcomeçarslot pgsoftnovo', diz Daniela

Eles viveramslot pgsoftum abrigo por oito meses antes que essa oportunidade surgisse.

“Este é um lugar onde estamos tentando voltar a viverslot pgsoftsociedade, a sermos humanosslot pgsoftnovo, sabe?”, diz Rafael. “Queremos apenas uma vida normal. Muitos empregadores pensam que as pessoas que vivemslot pgsoftabrigos são pessoas más”.

O estigma que acompanha a perdaslot pgsoftuma casa torna muito mais difícil a recuperaçãoslot pgsoftuma família, dizem especialistasslot pgsoftinstituiçõesslot pgsoftcaridade para moradoresslot pgsoftrua.

“Tradicionalmente, quem vive nas ruas é emslot pgsoftmaioria homens, com alguns problemas mentais e familiares”, diz Raquel Rolnik, professora da Faculdadeslot pgsoftArquitetura e Urbanismo da Universidadeslot pgsoftSão Paulo.

“Agora, estamos falandoslot pgsoftfamílias inteiras vivendo nas ruas. Então, claramente a questão é habitação. E a ideiaslot pgsoftque a administração municipal está se mobilizando para abordar o tema é uma boa notícia”.

Homens deitados e conversandoslot pgsoftpraçaslot pgsoftSão Paulo
Legenda da foto,

O númeroslot pgsoftpessoas dormindo nas ruasslot pgsoftSão Paulo disparou

No entanto, diz ela, as microcasas não são a solução perfeita.

“Há muitas críticas ao formato, à concentraçãoslot pgsoftcasinhas agrupadas no mesmo local, formando guetos”, explica.

Ela critica a faltaslot pgsoftplanejamento urbano e pensa que poderia ser feito um melhor uso das habitações já existentes — muitas vezes abandonadas —, para torná-las também habitáveis.

O Brasil é um país famoso porslot pgsoftdesigualdade e imensas favelas. Mas mesmo nelas — grandes áreasslot pgsofthabitações improvisadas construídas frequentemente por posseiros — tornaram-se inacessíveis para muitos.

“Claro que é grátis para o primeiro que ocupa, mas não é grátis para o segundo, para o terceiro ou para o 10º”, afirma Raquel Rolnik, referindo-se à moradia nas favelas.

“Eles também se baseiamslot pgsoftatividades comerciais – uma atividade que fornece o que não é entregue no mercado formal. E isso num contextoslot pgsofttotal ausênciaslot pgsoftuma política habitacional”.

Elianeslot pgsoftpé na favelaslot pgsoftParaisópolis
Legenda da foto,

Eliane moraslot pgsoftuma favela, mas o aluguel é mais caro do que ela pode pagar

Pule Podcast e continue lendo
BBC Lê

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

A segunda maior favelaslot pgsoftSão Paulo chama-se Paraisópolis, nome que a moradora Eliane Carmo da Silva, que moraslot pgsoftum quarto apertado com mofo crescendo nas paredes, considera irônico.

A casa dela fica num pequeno beco fora da avenida principal, no piso térreo, com pelo menos mais dois andares construídosslot pgsoftmaneira improvisada acima dela.

Eliane e o marido pagam R$ 350 por mês por um espaço suficiente para abrigar uma camaslot pgsoftcasal, um fogão e uma geladeira.

Esse valor é mais do que eles podem pagar atualmente. A neta deles, Rennylly Victoria, tem uma doença cardíaca, e o pouco que ganham vai para a medicação que a mantém viva.

Embora o proprietário seja compreensivo, está cada vez mais difícil sobreviver, apesarslot pgsoftreceberem alimentos e ajudaslot pgsoftinstituiçõesslot pgsoftcaridade locais.

“Este mês, tivemos que usar o dinheiro do aluguel para comprar os remédios”, explica Eliane, acrescentando: “Nunca vou deixá-la morrer”.

Ela também não deixaráslot pgsoftambição morrer. “No momento, pagar o aluguel não nos permitiria sobreviver. Sem doações, as coisas seriam incrivelmente ainda mais difíceis”, diz ela.

"Meu sonho é ter minha própria casa, é claro - trabalhar para ganhar dinheiro e avançar."