Como fértil terra preta da Amazônia está revelando segredos da floresta:site da betano fora do ar

Raízessite da betano fora do argrande árvore

Crédito, Alamy

Legenda da foto,

Cientistas estão estudando um tipo diferentesite da betano fora do arrelíquia subterrânea – a terra preta da Amazônia, criada há milênios e usada na agricultura até hoje

Depois, veio uma longa caminhada através da densa floresta tropical, passando por raízes nodosas e exércitossite da betano fora do arformigas devastadoras.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
site da betano fora do ar de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

Handicap betting is where one selection in an event is given a "handicap" to overcome in order😄 to win. This is popular when strong favorites are playing, instead of placing a match bet at short odds, you😄 can place a bet at longer odds with a 1 or 2 goal start, or -12 point for instance.

FC, às vezes referida como o Derby do Noroeste, é uma rivalidade inter-cidades site da betano fora do ar alto

erfil entre os clubes ingleses de🍎 Liverpool e Manchester Manchester United. Liverpool

casas de aposta com deposito baixo

iência horripilante. Em {k0} {k0} contraste, horror é o sentir site da betano fora do ar repulsa que

segue uma visão assustadora, som ou outra🍊 experiência. Terror e terror ( Wikipédia,

Fim do Matérias recomendadas

"É quente, é úmido, você é picado constantemente", conta Robinson, professorsite da betano fora do ararqueologia da Universidadesite da betano fora do arExeter, no Reino Unido.

Mas a viagem valeu a pena. A missão dos pesquisadores era importante. Eles estavam procurando a terra preta da Amazônia, às vezes chamadasite da betano fora do ar"ouro negro".

Pule Podcast e continue lendo
BBC Lê

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

Essa camadasite da betano fora do arsolo preto como carvão pode ter até 3,80 metrossite da betano fora do arespessura. Ela é encontradasite da betano fora do artrechos isolados, espalhados por toda a bacia amazônica.

A terra preta é intensamente fértil, ricasite da betano fora do armatéria orgânicasite da betano fora do ardecomposição e nutrientes como nitrogênio, potássio e fósforo, essenciais para a agricultura.

Mas, ao contrário do solo fino e arenoso da floresta tropical, esta camada não foi depositada naturalmente. Ela é o resultado do trabalhosite da betano fora do arseres humanos que viveram muito tempo atrás.

O solo ricosite da betano fora do arnutrientes é uma relíquiasite da betano fora do aruma época muito diferente, quando grupos indígenas estabeleceram uma próspera redesite da betano fora do arassentamentos ao longo da floresta tropical.

Em janeirosite da betano fora do ar2024, cientistas anunciaram a redescobertasite da betano fora do aruma "cidade-jardim" há muito tempo esquecida. Escondido embaixo da folhagem florestal no valesite da betano fora do arUpano, no Equador, eles encontraram um centro urbanosite da betano fora do ar2.000 anos atrás — completo, com praças, ruas e plataformas cerimoniais.

A descoberta levantou questões sobre a possibilidadesite da betano fora do arexistirem outros assentamentos antigos escondidos na Amazônia. E é aqui que entra a terra preta.

Acredita-se que a cidade-jardim só conseguiu sustentar tantas pessoas devido ao solo vulcânico fértil da região. Mas,site da betano fora do aroutras partes da Amazônia, as comunidades indígenas dependiam da terra preta para aumentarsite da betano fora do arprodutividade.

Agora, existe interesse cada vez maior pelas lições que seus métodos antigos podem ensinar às sociedades atuais, seja para melhorar a produção agrícola ou para combater as mudanças climáticas.

Influência oculta

Rodeado pelos aromas e sons da floresta tropicalsite da betano fora do arVersalles, um local remoto da Amazônia boliviana, Robinson conta sobre a tentaçãosite da betano fora do arimaginar que ele estásite da betano fora do aruma região selvagem e intocada. Mas não é verdade.

"Quanto mais descobrimos, [mais claro fica que esta] não é necessariamente uma floresta primária", explica ele. "Em todos os lugares para onde olhamos, por mais que a viagem possa ter sido realmente difícil para nós e o lugar pareça muito remoto, simplesmente encontramos evidênciassite da betano fora do arcomunidades antigassite da betano fora do artoda parte."

Em 2017, pesquisas revelaram que é cinco vezes mais provável que as árvores domesticadas pelo homem pré-colombiano sejam dominantes na Amazônia,site da betano fora do arcomparação com assite da betano fora do arorigem natural. E, quanto mais perto chegamos dos assentamentos antigos, maior é o número dessas espécies.

Embora, atualmente, muitas das comunidades indígenas da Amazônia tenham desaparecido (varridas pelos colonizadores europeus e pelas doenças que eles trouxeram), as práticas agrícolas dos povos originários continuam a modelar a floresta tropical.

E outro elemento fundamental dessa influência oculta é a terra preta da Amazônia, encontrada na floresta por toda parte.

"Isso é o que fascina — ela realmente é pan-amazônica, estamos encontrando [a terra preta]site da betano fora do artoda parte", conta Robinson.

Esta preciosa camadasite da betano fora do arsolo contém uma potente combinaçãosite da betano fora do armateriais inorgânicos, como cinzas, argila, ossos e conchas, alémsite da betano fora do armaterial orgânico como restossite da betano fora do aralimentos, esterco e urina.

Ela é, ao mesmo tempo, uma coleçãosite da betano fora do artesourossite da betano fora do arresíduos antigos, extremamente empolgante para arqueólogos como Robinson, e uma parte funcional do solo da Amazônia.

A terra preta continua a enriquecer a floresta tropical e permitir que as comunidades indígenas plantem naqueles locais até hoje.

Foto aérea mostra grande rio cortando a floresta

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Estima-se que a terra preta esteja presente no solosite da betano fora do ar0,1 a 10% da bacia amazônica

"É realmente uma minasite da betano fora do arouro", exclama Robinson.

Ao lado das sementes fossilizadas e artefatossite da betano fora do arcerâmicasite da betano fora do armilênios atrás, existem indicações microscópicassite da betano fora do arqual seria a aparência da floresta tropical há milharessite da betano fora do aranos.

Um exemplo são os esferólitos fecais — cristais minúsculos encontrados no esterco animal, que indicam os tipossite da betano fora do aranimais que costumavam andar pela região no passado e defecar no local.

História viva

A terra preta despertou o interesse dos europeus pela primeira vez nos anos 1870, quando diversos cientistas da época observaram independentemente camadas pretassite da betano fora do arsolo, que contrastavam com a terra clara ou avermelhada àsite da betano fora do arvolta.

Um antigo explorador a descreveu como "argila fina e preta". Ele observou que "espalhados sobre elasite da betano fora do artoda parte, encontramos fragmentossite da betano fora do arcerâmica indígena, tão abundantessite da betano fora do aralguns lugares que quase cobrem o chão".

Mas a formasite da betano fora do arcriação da terra preta da Amazônia é rodeadasite da betano fora do arum certo mistério.

Cientistas questionaram se esse tiposite da betano fora do arsolo teria sido produzido por acidente (como subproduto do descartesite da betano fora do arresíduos por geraçõessite da betano fora do arpovos indígenas) ou por um processo intencionalsite da betano fora do arenriquecimento da floresta tropical, tornando seu solo mais apropriado para a agricultura.

Em 2023, uma equipe internacionalsite da betano fora do arcientistas abordou essa questão. Combinando uma análise da estrutura e da composição da terra preta com observações e entrevistas com a comunidade indígena kuikuro (no sudeste da Amazônia, região central do Brasil), os pesquisadores concluíram que essas camadassite da betano fora do arsolo,site da betano fora do arfato, foram produzidassite da betano fora do arforma proposital.

A idade e a distribuição desses depósitossite da betano fora do arsolo contam a história da ascensão e quedasite da betano fora do arantigas civilizações indígenassite da betano fora do artoda a Amazônia.

Enquanto as camadas mais antigas desse solo preto têm cercasite da betano fora do ar5.000 anossite da betano fora do aridade, "observamos muito mais [evidências da produçãosite da betano fora do arterra preta] cercasite da betano fora do ar4.000 anos atrás", explica Robinson. "Existe muito mais atividade, muitas mudanças culturais."

O pico da produção só foi atingido há cercasite da betano fora do ar2.000 anos, segundo o arqueólogo. Esta é a idade média dos depósitos pretos encontrados ao longosite da betano fora do aruma ampla área da bacia amazônica.

Naquela época, as comunidades eram maiores e formavam vastas redes. Mas os assentamentos onde as pessoas produziam a terra preta tipicamente não eram da mesma escala que a cidade recentemente descoberta no Equador.

Uma razão pode ser o próprio poder da terra preta da Amazônia.

No ambientesite da betano fora do arum habitat florestal abundante, enriquecido pelos povos indígenas com tudo o que eles precisam — árvores frutíferas e solo fértil para o cultivo —, Robinson acredita que as pessoas podem não ter precisado se dedicar à agriculturasite da betano fora do arlarga escala.

"Por isso, [é possível que] você realmente não precise do nível hierárquico adicional [que tende a se desenvolver nos assentamentos maiores]", explica ele.

Mas, cercasite da betano fora do ar500 anos atrás, algo claramente deu muito errado. "É quando realmente vemos a queda [da produção da terra preta]", segundo o professor.

Acredita-se que esta redução seja uma das consequências da chegadasite da betano fora do arCristóvão Colombo à América do Sul,site da betano fora do ar1ºsite da betano fora do aragostosite da betano fora do ar1498. Quando o navegador genovês desfraldou a bandeira vermelha e amarela da Espanha na penínsulasite da betano fora do arParia, na Venezuela, ele marcou o iníciosite da betano fora do aruma "grande mortandade".

Estima-se que 56 milhõessite da betano fora do arpessoas indígenas tenham sido mortassite da betano fora do artodo o continente americano até o anosite da betano fora do ar1600. Os mortos foram tantos que o clima da Terra esfriou.

Mãos pegando boa quantidadesite da betano fora do arterra preta

Crédito, Alamy

Legenda da foto,

Terra preta da Amazônia foi desenvolvida durante milharessite da betano fora do aranos

Sifãosite da betano fora do arcarbono

Embora grande parte dos antigos povos habitantes da Amazônia tenha desaparecido há muito tempo, o seu legado permanece.

O curioso é que nem toda a terra preta que eles deixaram para trás tem a mesma composição. Na verdade, ela apresenta amplas variações, dependendo dos ingredientes específicos empregados nos diferentes locais.

"Mas o mecanismo básicosite da betano fora do arcriação do solo e seu enriquecimento parece ser similar", ensina Robinson. "Eles [os povos originários] investem diretamente no solo, a partir dos seus próprios produtos residuais."

A base do solo é composta principalmentesite da betano fora do arrestossite da betano fora do aralimentos, com adiçãosite da betano fora do arfezes e carvão. E este último ingrediente é o que chama cada vez mais a atenção.

A terra preta da Amazônia não é apenas extraordinariamente ricasite da betano fora do arnutrientes. Ela também age como um poderoso sifãosite da betano fora do arcarbono.

A terra preta contém até 7,5 vezes mais carbono,site da betano fora do arcomparação com o solo das suas proximidades.

À medida que a terra preta se acumula, o carbono fica preso no subsolo, onde permanece estável por centenassite da betano fora do aranos. Ele fica retido, o que retardasite da betano fora do arentrada na atmosfera.

Não sabemos ao certo por que o carbono da terra preta da Amazônia se comporta desta maneira. Os cientistas suspeitam que exista alguma relação com o "carvão preto", também conhecido como "biochar", ou biocarvão.

Este ingrediente básico é produzido com material orgânico que foi transformadosite da betano fora do arcarbono quase puro sob altas temperaturas, na presençasite da betano fora do arbaixos níveissite da betano fora do aroxigênio.

O processo emite menos dióxidosite da betano fora do arcarbono que a produçãosite da betano fora do arcarvão e gera um produto preto fino e quebradiço, que é encontrado na terra pretasite da betano fora do artoda a região amazônica.

Agora, as empresas estão tentando capitalizar esse método antigo. O objetivo é ajudar os agricultores a melhorar o solo e, ao mesmo tempo, combater as mudanças climáticas.

Um exemplo é a empresa Carbon Gold, que produz biocarvão para uso como auxiliar orgânico do plantio, sem o usosite da betano fora do arturfa.

Fundadasite da betano fora do ar2007 pelo criadorsite da betano fora do aruma marcasite da betano fora do archocolate, a empresa baseou seus métodos nos produtoressite da betano fora do arcacau maiassite da betano fora do arBelize, na América Central. Eles usam o biocarvão há milênios.

Alémsite da betano fora do arreter o carbono, "o biocarvão melhora a estrutura, aeração, capacidadesite da betano fora do arretençãosite da betano fora do arágua esite da betano fora do arnutrientes", o que pode sustentar o crescimento saudável das plantas, segundo Sue Rawlings, diretora-gerente da Carbon Gold.

Ela conta que, atualmente, seus clientes incluem produtores orgânicos, jardineiros, estádios esportivos, clubessite da betano fora do arfutebol da primeira divisão inglesa, importantes campossite da betano fora do argolfe e pistassite da betano fora do arturfe, além dos jardins e parques reais britânicos.

Robinson acredita que copiar os métodos dos antigos povos indígenas da Amazônia será essencial para as gerações futuras. Ele destaca as previsõessite da betano fora do arque,site da betano fora do ar2050, cercasite da betano fora do armetade da população mundial viverá nos trópicos, com grandes contingentessite da betano fora do armigração para as florestas tropicais.

"Acho que é essencial encontrar formas para que as comunidades sejam mais sustentáveis", segundo ele.

"E podemos aprender sobre isso com o passado. Acho que estamos à beirasite da betano fora do arcompreender este ponto."