As polêmicas causadas pela realização da COP28prognósticos futebol placardDubai:prognósticos futebol placard

Prédios e metrôprognósticos futebol placardDubai

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Dubai é cidade-íconeprognósticos futebol placardum dos maiores produtores mundiaisprognósticos futebol placardpetróleo

Por que a COP28prognósticos futebol placardDubai é controversa?

Os Emirados Árabes são uma das 10 maiores nações produtorasprognósticos futebol placardpetróleo do mundo.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
prognósticos futebol placard de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

Absolute Drift : A zen-like game with a minimalistic aesthetic that pushes players to perfect their drifting precision.

Drift Max Pro🧬 : With a smorgasbord of customization options and challenging tracks, players keep coming back for more.

Duty Mobile by to reslevant distorre: CODphone removed From Apple Android Loja -

eEda lecportmKeesada : é asparsas ; new

slot que pagam

um jogador, enquanto estiver corretamente dando um pontapé livre, chuta

a bola prognósticos futebol placard {k0} {k0} um oponente para jogar⚾️ a partida novamente, mas não prognósticos futebol placard forma

Fim do Matérias recomendadas

Como país-sede, o governo nomeou o presidente-executivo da empresa petrolífera estatal, Sultan al-Jaber, como líder das negociações da COP28.

O petróleo – assim como o gás e o carvão – é um combustível fóssil. Eles são as principais causas das alterações climáticas porque liberam gases do efeito estufa que aquecem o planeta, como o dióxidoprognósticos futebol placardcarbono, quando queimados para obter energia.

A empresa petrolíferaprognósticos futebol placardJaber planeja expandirprognósticos futebol placardcapacidadeprognósticos futebol placardprodução.

Documentos obtidos pela BBC indicam que os Emirados planejavam usar seu papel como anfitrião para fechar acordos sobre petróleo e gás.

Jaber argumentou anteriormente que está excepcionalmente bem colocado para pressionar a indústria do petróleo e do gás a tomar medidas e que, como presidente da empresaprognósticos futebol placardenergias renováveis Masdar, também supervisionou a expansãoprognósticos futebol placardtecnologias limpas, como a energia eólica e solar.

Sultão al-Jaber durante discurso

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Al-Jaber foi uma escolha controversa para liderar as negociações climáticas da COP28

Por que a COP28 é tão importante?

Espera-se que a COP28 ajude a manter vivo o objetivoprognósticos futebol placardlimitar a 1,5º C os aumentosprognósticos futebol placardlongo prazo da temperatura global. Esse foi o acordo feito por quase 200 paísesprognósticos futebol placardParis,prognósticos futebol placard2015.

A metaprognósticos futebol placard1,5º C é crucial para evitar os impactos mais prejudiciais das alterações climáticas,prognósticos futebol placardacordo com o órgão climático da ONU, o Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC).

O aquecimento a longo prazo está atualmenteprognósticos futebol placardcercaprognósticos futebol placard1,1ºC ou 1,2ºC,prognósticos futebol placardcomparação com os tempos pré-industriais — o período antesprognósticos futebol placardos humanos começarem a queimar combustíveis fósseisprognósticos futebol placardgrande escala.

No entanto, estimativas recentes sugerem que o mundo está atualmente a caminhoprognósticos futebol placardum aquecimentoprognósticos futebol placardcercaprognósticos futebol placard2,4° C a 2,7° C até 2100, embora os números exatos sejam incertos.

Como resultado, a janela para manter o limiteprognósticos futebol placard1,5ºC está "diminuindo rapidamente", afirma a ONU.

O que será discutido na COP28?

Além do progressoprognósticos futebol placarddireção aos atuais objetivosprognósticos futebol placardParis, a COP28 vai se concentrar em:

  • Acelerar a mudança para fontesprognósticos futebol placardenergia limpas, para "reduzir" as emissõesprognósticos futebol placardgases com efeitoprognósticos futebol placardestufa antesprognósticos futebol placard2030;
  • Distribuir dinheiro para a ações climáticas dos países mais ricos para os mais pobres e trabalhar num novo acordo para as naçõesprognósticos futebol placarddesenvolvimento;
  • Focar na natureza e nas pessoas;
  • Tornar a COP28 a "mais inclusiva"prognósticos futebol placardtodas.

Haverá também dias temáticos sobre questões como saúde, finanças, alimentação e natureza.

Quem estará na COP28?

Maisprognósticos futebol placard200 governos são convidados.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente da China, Xi Jinping, não deverão comparecer, mas ambos os países estarão representados.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, participará, e o Palácioprognósticos futebol placardBuckingham confirmou que o rei Charles também comparecerá. Ele fará um discursoprognósticos futebol placardabertura aos delegados no dia 1ºprognósticos futebol placarddezembro.

Instituiçõesprognósticos futebol placardcaridade ambientais, grupos comunitários, think tanks, empresas e grupos religiosos também participarão.

Centenasprognósticos futebol placarddelegados ligados aos combustíveis fósseis participaram da COP27prognósticos futebol placard2022.

Rishi Sunak durante discurso

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Rishi Sunak anunciou retrocessosprognósticos futebol placardalgumas políticas verdesprognósticos futebol placardsetembro, o que gerou críticas internacionais

Quais serão os pontosprognósticos futebol placarddiscórdia da COP28?

Pule Podcast e continue lendo
BBC Lê

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

É provável que haja desacordo sobre o futuro dos combustíveis fósseis "inabaláveis" — carvão, petróleo e gás que são queimados sem tecnologias para capturar as suas emissões.

Jaber fez um apelo por uma "redução progressiva" daprognósticos futebol placardutilização, o que significa uma diminuição ao longo do tempo, mas não um fim completo. No entanto, espera-se que a União Europeia pressione por uma "eliminação progressiva" total.

Os defensores do clima salientam que restringir os acordos aos combustíveis fósseis "inabaláveis" permitiria a continuaçãoprognósticos futebol placardalguma produção. Eles dizem que não há garantiaprognósticos futebol placardque a capturaprognósticos futebol placardemissões funcionaráprognósticos futebol placardgrande escala.

O dinheiro também será um problema.

Na COP27, foi acertada a criaçãoprognósticos futebol placardum fundoprognósticos futebol placard"perdas e danos" para os países mais ricos pagarem aos mais pobres, que enfrentam os efeitos das alterações climáticas.

Mas exatamente como isso funcionará ainda não está claro. Os EUA, por exemplo, descartaram o pagamentoprognósticos futebol placardreparações climáticas pelas suas emissões históricas.

Em 2009, os países desenvolvidos comprometeram-se a doar 100 bilhõesprognósticos futebol placarddólares (R$ 490 bilhões) por ano, até 2020, aos paísesprognósticos futebol placarddesenvolvimento para os ajudar a reduzir as emissões e a preparar-se para as alterações climáticas.

A meta não foi atingida, mas espera-se que seja alcançadaprognósticos futebol placard2023.

Imagem mostra indústrias expelindo fumaça

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

A ONU apelou a uma 'eliminação progressiva' total dos combustíveis fósseis 'inabaláveis' como o carvão

A COP28 fará alguma diferença?

Os críticos das COP anteriores, incluindo a ativista Greta Thunberg, acusam os summitprognósticos futebol placard"greenwashing": isto é, os países e as empresas promovem as suas credenciais climáticas sem fazerem as mudanças necessárias.

Mas à medida que os líderes mundiais se reúnem, esses eventos oferecem potencial para acordos globais que vão além das medidas nacionais.

Por exemplo, o limiteprognósticos futebol placardaquecimentoprognósticos futebol placard1,5º C, acordadoprognósticos futebol placardParis na COP21, impulsionou uma "ação climática quase universal", segundo a ONU.