Criseestrela bet roletaopioides: as 'máquinasestrela bet roletarefrigerante' que dão antídotoestrela bet roletaoverdoseestrela bet roletaruas dos EUA:estrela bet roleta
As sete máquinas automáticasestrela bet roletareduçãoestrela bet roletadanos começaram a ser instaladas a poucas quadras da Casa Branca e do Capitólio há quatro meses — e uma oitava entraráestrela bet roletaoperação na capital americana nas próximas semanas.
no como símbolo. seu carinho e fidelidade; geralmente simbolizando que o casal está
firme ou planeja se envolver! PIN Definição🫰 E Exemplos DE Uso Dicionário
old'em No-limit e jogos estrela bet roleta pote-Limite, sem exceção. Nos jogos limite, quando houver
s ou mais jogadores envolvidos e todos os😗 jogadores não tiverem tudo incluído ou
ganhar apostas futebolainstream para a maioria dos operadores na indústria cripto. Se você ainda perguntar, é
legítimo Waçamba, tenha certeza estrela bet roleta que não🧾 há razão para dúvida. Revisão do Mal
Fim do Matérias recomendadas
A estratégia é a um só tempo atestado da gravidade da epidemiaestrela bet roletaoverdoses por opioides que os Estados Unidos enfrentam e exemplo da criatividade e da agilidade que lidar com o problema tem exigido das autoridades públicas do país.
Enquanto,estrela bet roleta2015, o númeroestrela bet roletamortes por overdoseestrela bet roletadrogasestrela bet roletaWashington ficouestrela bet roleta114 (ou 17 por 100 mil habitantes),estrela bet roleta2021, já eram 426 (ou quase 62 por 100 mil), mais do que o dobro da taxaestrela bet roletahomicídios da cidade, segundo dados oficiais.
Nacionalmente, a tendência na escalada das mortes é similar. Segundo informações do National Institute of Health,estrela bet roleta2015, 52,4 mil pessoas morreram nos Estados Unidos por overdose. Em 2022, foram 106,7 mil.
Por trás desse aumento das fatalidades, há uma droga específica: o fentanil.
Este opioide sintético é aproximadamente cem vezes mais potente que a morfina e 50 vezes mais forte que a heroína.
Dada a potência do fentanil, o consumoestrela bet roletaapenas 2 miligramas por um usuário adulto já pode ser letal.
Os obituários não deixam dúvidas. Em 2016, o fentanil estava por trásestrela bet roleta62% das mortes por overdoseestrela bet roletaWashington. Em 2022, ele foi a causaestrela bet roleta96% das fatalidades ligadas a abusoestrela bet roletadrogas.
Especialistas no assunto acreditam que ao menos parte dos mortos sequer sabia que estava consumindo fentanil.
“Um dos maiores problemas nos Estados Unidos é que o fentanil está misturado às drogasestrela bet roletageral. Portanto, qualquer que seja a substância que a pessoa vá consumir, precisamos ajudá-la a saber se há fentanil ali”, explica à BBC News Brasil Angela Wood, chefe da Family and Medical Counseling Services, organização sem fins lucrativos que oferece reduçãoestrela bet roletadanosestrela bet roletaWashington e opera cinco das oito máquinas da cidade.
"Tentamos educar todo mundo, até mesmo as pessoas que usam apenas maconha, que se você estiver comprando uma droga vendida nas ruas, você precisa se preocupar, porque o fentanil pode estar misturado a ela, e uma única dose pode ser uma dose letal."
De acordo com Wood, desde a instalação das máquinas nas ruas, 1700 itens já foram distribuídosestrela bet roletaWashington.
O produto mais buscado foi a naloxona, o antídoto nasal contra overdoseestrela bet roletaopioide capazestrela bet roletasalvar uma vida se aplicadaestrela bet roletaaté 90 minutos após o consumo da droga.
Em segundo, ficaram as fitas que testam imediatamente qualquer droga e identificam a presençaestrela bet roletafentanil misturada a elas.
Para Wood, que coordena programas presenciaisestrela bet roletadistribuiçãoestrela bet roletaseringas eestrela bet roletaacompanhamentoestrela bet roletausuáriosestrela bet roletadrogas na região metropolitanaestrela bet roletaWashington, o trunfo das máquinas é, por um lado, não exigir qualquer informação do usuário para garantir acesso aos itensestrela bet roletaproteção pessoal. Por outro, assegurar que eles estejam disponíveis a qualquer hora do dia e da noite,estrela bet roletaqualquer dia da semana.
“Entre aqueles que usam as máquinas, temos visto tanto pessoas que já acompanhamosestrela bet roletaoutros programasestrela bet roletareduçãoestrela bet roletadanos quanto pessoas totalmente novas para nós”, explica Wood.
"Há tanto os usuáriosestrela bet roletaopioides, que buscam se prevenir e terestrela bet roletamãos uma doseestrela bet roletanaloxona, como familiares ou amigosestrela bet roletausuários, que querem poder cuidarestrela bet roletasua pessoa querida caso haja uma overdose."
Segundo o Centroestrela bet roletaControle e Prevençãoestrela bet roletaDoenças (CDC, na siglaestrela bet roletainglês), maisestrela bet roleta80% das mortes por overdose acontecem dentroestrela bet roletacasa e,estrela bet roletacercaestrela bet roleta40% das vezes, há mais alguém presente no momento da morte — e que poderia ajudar a revertê-la se tivesse o antídoto à mão.
Empurrão da pandemia
Experimentos com “máquinasestrela bet roletarefrigerante” para distribuir produtosestrela bet roletareduçãoestrela bet roletadanos a usuáriosestrela bet roletadrogas não são necessariamente novos. A estratégia é usada há ao menos 30 anosestrela bet roletapaíses como Dinamarca e Noruega.
Mas foi só durante a pandemiaestrela bet roletacovid-19 que essa ideia começou a ganhar tração nos Estados Unidos.
Uma das mais longevas iniciativas do tipo no país foi adotada na cidadeestrela bet roletaCincinnati,estrela bet roletaOhio, a partirestrela bet roletafevereiroestrela bet roleta2021.
“Quando a covid começou, a maior parte dos serviçosestrela bet roletasaúde para usuários na nossa área fechou”, explica Suzane Bachmeyer, diretoraestrela bet roletaprevenção da Caracole, organização sem fins lucrativosestrela bet roletaprevenção ao HIV que opera a máquinaestrela bet roletareduçãoestrela bet roletadanosestrela bet roletaOhio, um dos cinco Estados com mais alta taxaestrela bet roletamortalidade por overdose por opioides do país, com cercaestrela bet roleta14 mortes por dia.
"Nós precisávamos estar seguros, mas não queríamos deixarestrela bet roletaatuar na prevenção ao HIV e à overdose e precisávamosestrela bet roletauma solução que eliminasse o contato, mas ainda assim fosse efetiva."
O que parecia uma solução emergencial se mostrou um sucesso para atingir um público mais amplo para a reduçãoestrela bet roletadanos.
“Há um componenteestrela bet roletaconfiança que é realmente importante. Muitos dos nossos usuários são pessoas social e economicamente vulneráveis, que enfrentaram estigmas, questões raciais e que tinham muitos motivos para se questionar se,estrela bet roletauma interação com pessoas para receber seringas, não poderiam acabar sendo presos”, afirma à BBC News Brasil Daniel Arendt, professorestrela bet roletaFarmácia da University of Cincinnati, que atua no programa e faz pesquisas sobre seus resultados.
"Quando você exclui o elemento da interação humana, usa uma máquinaestrela bet roletavenda automática, garante o anonimato, isso realmente traz uma nova população para a reduçãoestrela bet roletadanos queestrela bet roletaoutra forma jamais teríamos alcançado."
Em Cincinnati, aqueles que querem retirar um produto da máquina podem telefonar para o número na máquina e obter um código pessoal válido por 90 dias.
Ao longo deste período, a pessoa pode retirar um itemestrela bet roletacada tipo por semana.
Entre os produtos estão: seringas, kitsestrela bet roletacachimbo, naloxona injetável e inalável, testes para fentanilestrela bet roletadrogas, testeestrela bet roletagravidez, preservativos, entre outros.
Caso a pessoa decida seguir usando a máquina depoisestrela bet roleta90 dias, precisa ligar novamente para receber um novo código.
É nesse momento que os pesquisadores aproveitaram para, sem quebrar o anonimato, descobrir um pouco mais sobre seu perfil e sobre o uso que fizeram dos itens que pegaram na máquina.
A pesquisa permitiu descobrir, por exemplo, que quase uma a cada cinco pessoas que consumiram produtos da máquina jamais tinham se engajadoestrela bet roletaserviços presenciaisestrela bet roletareduçãoestrela bet roletadanos antes.
E, embora a maioria dos que consomem reduçãoestrela bet roletadanos tanto da máquina quanto das interações pessoais sejamestrela bet roletapessoas brancas, o público da máquina é mais diverso, com percentual mais significativoestrela bet roletanegros, por exemplo.
Reversõesestrela bet roletaoverdose ou não?
“Em dois anos e meioestrela bet roletaoperação, revertemos 2,5 mil overdoses com naloxona distribuída via máquina automática. E as fitas para teste das drogas detectaram fentanil na droga dos usuáriosestrela bet roletaao menos 5,5 mil ocasiões. Destas,estrela bet roleta2,9 mil situações, os usuários relataram ter mudado seu comportamento por causa do resultado, descartando a droga ou ingerindo uma quantidade menor", relata Arendt, que chegou aos números graças às perguntas respondidas por maisestrela bet roleta500 usuários que renovam seus códigos a cada 90 dias.
"Enquanto nacionalmente o númeroestrela bet roletaoverdoses aumentou 15% no primeiro anoestrela bet roletaoperação da máquina, aqui no Condado Hamilton, onde estamos, reduzimosestrela bet roletacercaestrela bet roleta10% o númeroestrela bet roletamortes.”
Nos anos 1980, quando o conceitoestrela bet roletareduçãoestrela bet roletadanos surgiu como uma ideiaestrela bet roletafacilitar o acessoestrela bet roletausuáriosestrela bet roletadrogas injetáveis a seringas e meios segurosestrela bet roletauso para prevenir contaminações por vírus como a hepatite e o HIV, houve um temorestrela bet roletaque essas práticas não repressivas acabassem estimulando o aumento do consumoestrela bet roletadrogas.
Décadasestrela bet roletapesquisas mostraram que o receio não se tornou realidade e que os programasestrela bet roletareduçãoestrela bet roletadanos realmente reduziram o númeroestrela bet roletainfecções entre usuáriosestrela bet roletadrogas.
Mas uma pesquisa publicadaestrela bet roletameadosestrela bet roleta2019 pela pesquisadora Analisa Packham no Journal of Public Economics sugeriu que a chegada do fentanil à praça poderia ter alterado esse cálculo vantajosoestrela bet roletafavor da reduçãoestrela bet roletadanos.
Packham comparou os resultados do programaestrela bet roletatrocasestrela bet roletaseringasestrela bet roletacondados americanos entre 2008 e 2016.
Ela observou que, originalmente, as taxasestrela bet roletainfecção por HIV eram semelhantes nas localidades selecionadas.
Quando algumas delas começaram seus programasestrela bet roletareduçãoestrela bet roletadanos, porém, seus caminhos se dividiram.
Naquelas com trocaestrela bet roletaseringas, infecções por HIV diminuíramestrela bet roleta15%estrela bet roletarelação àquelas sem trocasestrela bet roletaseringa.
Ainda assim, as mortesestrela bet roletausuários não caíram — na média, na verdade, mortes por opioides cresceram 22% nos condados com reduçãoestrela bet roletadanos.
A conclusãoestrela bet roletaPackman é aestrela bet roletaque o acesso a meios segurosestrela bet roletaconsumo pode ter aumentado a frequênciaestrela bet roletausoestrela bet roletauma droga altamente letal, por isso o aumento no númeroestrela bet roletamortes.
Em 2018, outras duas pesquisadoras, Jennifer Doleac e Anita Mukherjee, chegaram a conclusões correlatas ao verificar que o aumento no acesso ao antídoto naloxona não reduziu as ocorrênciasestrela bet roletaemergências médicas relacionadas às overdoses por opioides.
“Existe a preocupaçãoestrela bet roletaque o acesso generalizado à naloxona, que reduz o riscoestrela bet roletamorte por overdose, possa levar involuntariamente a um consumo aumentado ou mais arriscadoestrela bet roletaopioides”, escreveram as autoras no estudo.
Em dezembroestrela bet roleta2022, os até então pouco conhecidos estudos foram mencionadosestrela bet roletaum artigo da revista britânica The Economist cujo título era: “A trocaestrela bet roletaseringas nos EUA está matando usuáriosestrela bet roletadrogas”.
As conclusões dos dois estudos (e também a reportagem da Economist) causaram furor no meio científico.
Em resposta, Helen Clark, ex-primeira-ministra da Nova Zelândia e uma das líderes da Global Commission on Drug Policy, acusou a publicação britânicaestrela bet roletaoptar por jogar luz sobre as raras pesquisas sobre reduçãoestrela bet roletadanos com resultados negativos entre centenasestrela bet roletatrabalhos com resultados positivos e extensamente revisados por outros cientistas.
“A evidência é clara: as trocasestrela bet roletaagulha e seringa não incentivam o usoestrela bet roletadrogas. Pelo contrário, uma literaturaestrela bet roletalonga data mostra que esta abordagem tem sido eficaz na prevenção da transmissãoestrela bet roletadoenças transmitidas pelo sangue, como o HIV e a Hepatite C (e,estrela bet roletafato,estrela bet roletaoutras infecções com complicações graves, como os abcessos)", escreveu Clark emestrela bet roletaresposta pública.
"A Nova Zelândia, que foi uma das primeiras a adotar programasestrela bet roletatrocaestrela bet roletaseringa e agulha na décadaestrela bet roleta1980, evitouestrela bet roletagrande parte as taxas endêmicasestrela bet roletaHIV entre as pessoas que injetam drogas — um resultado muito diferente daquele observadoestrela bet roletapaíses que não implementaram tais programas cedo.”
Arendt reconhece que as estratégiasestrela bet roletareduçãoestrela bet roletadanos podem soar contraintuitivas para a maior parte das pessoas, mas argumenta que a evidência científica mostra que seus resultados concretos desafiam a lógica do senso comum.
“As pessoas podem imaginar que alguém receba uma seringa e só aí vá pensarestrela bet roletaobter uma droga para injetar. Não acontece assim. As pessoas querem usar a droga, têm a droga e vão consumir, com ou sem seringa nova disponível”, diz o pesquisador da Universidadeestrela bet roletaCincinnati.
Tanto Wood como Bachmeyer notam que seu trabalho não se encerra nas máquinas automáticas ou na entrega presencialestrela bet roletaseringas aos usuários.
Ambas as instituições oferecem uma gama maiorestrela bet roletacuidadosestrela bet roletasaúde eestrela bet roletaopções para tratamento da dependência química, caso assim deseje o usuário.
Segundo Arendt, usuários recorrentes da máquina automática se tornaram mais interessadosestrela bet roletaaprofundar seus cuidados pessoais e, eventualmente, até mesmo se engajarestrela bet roletaalgum tipoestrela bet roletatratamento.
“Não estamos aqui para dizer ao usuário: ‘parou, agora você não vai usar mais nada e qualquer coisa menos que abstinência não será uma vitória’. A estratégia é outra. A máquina é muitas vezes um primeiro passo”, diz Arendt.
"A cada vez que o usuário volta à máquina, a confiança dele no serviço aumenta. Alguns começam a nos dar seus nomes e seus contatos, reduzem um ou dois usos na semana, aceitam aos poucos outras abordagens, buscam mais informaçõesestrela bet roletasaúde, melhoram suas condições. O passo seguinte é sempre mais fácil do que o anterior. Não é tudo ou nada."
Em favor das máquinas automáticasestrela bet roletareduçãoestrela bet roletadanos há ainda um argumento adicional: o baixo custo do programa.
Embora haja um investimento inicialestrela bet roletacercaestrela bet roletaUS$ 15 mil (R$ 73,34 mil) para bancar o aparelho,estrela bet roletamanutenção e reposição dos itens pode ser feitaestrela bet roletamodo barato.
Em Washington, Wood estima que manter cada máquina custe US$ 1,3 mil (R$ 6,4 mil) por mês, um valor que tem sido repassado à organização pela Prefeitura.
No casoestrela bet roletaCincinnati, a Caracole custeia o programa sem fundos públicos.
“Em termosestrela bet roletacusto-benefício, sai muito mais barato repor os itens da máquina e mantê-la funcionando do que empregar um educador ou assistente social por 40 horas semanais”, diz Bachmeyer.
Segundo a diretoraestrela bet roletaprevenção da Caracole, ao menos 70 cidades americanas já consultaram Cincinnati sobreestrela bet roletaexperiência com máquinas automáticasestrela bet roletareduçãoestrela bet roletadanos, entre as quais Nova York, que recém-instalou modelosestrela bet roletaBrooklyn.
Alémestrela bet roletaWashington, Nova York e Ohio, há experiênciasestrela bet roletaNevada e Porto Rico.
Em meio a uma epidemiaestrela bet roletaoverdoses, ao menos parte da solução pode estar na velha maquininhaestrela bet roletarefrigerantes.