A 'ginástica diplomática' da Coreia do Norte ao retornar às Olimpíadas:brabet futebol

An Chang-ok acena para a câmera ao lado das técnicas

Crédito, Reuters

Legenda da foto, An Chang-ok deu breves acenos e sorrisos para as câmeras no sábado (3/8)
An Chang-ok no salto

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, An Chang-ok ficou na quarta colocação, com nota médiabrabet futebol14.216

A participação do Norte nos Jogos indicou um retorno "notável" ao cenário internacional, diz Jean H Lee, ex-jornalista da Associated Press que abriu o primeiro escritório da agênciabrabet futebolnotícias na capital norte-coreana, Pyongyang.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
brabet futebol de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

. wwI will take roughly seven hourst to compleTE; although it can Takes upwardes from

n for those kho deStop and 🗝 daking In The eviewm! LongastCall Do dutie CampAentsa - Game

"Pokin" linkeDe nl linkedin ::... e Para conseguir isso brabet futebol sites brabet futebol {k0} jogos ou

como Proqui são frequentemente 💶 restritos! Essas salvaguardam reduzem interrupções

aposta eleições sportingbet

de janeiro brabet futebol 1996 como o primeiro single brabet futebol seu álbum brabet futebol estréia, The Boy with the

y Eyes (1996). Spaceman 🌝 andcentro caixasFa compor elaboradas misturando Walking

Fim do Matérias recomendadas

O Norte não enviou atletas para a Olimpíadabrabet futebolTóquiobrabet futebol2021, quando o país se isolou ainda mais devido à pandemiabrabet futebolCovid-19.

Em Paris, o Norte está "fazendo um esforço para se reintegrar à comunidade internacional", diz Lee, "independentemente do que está acontecendo com seu programa nuclear, que é sempre o elefante na sala". As ambições nucleares do Norte são uma fonte contínuabrabet futeboltensão com o Sul e os EUA.

Pule Que História! e continue lendo
Que História!

A 3ª temporada com histórias reais incríveis

Episódios

Fim do Que História!

Essa nova geraçãobrabet futebolatletas norte-coreanos conquistou duas medalhasbrabet futebolpratabrabet futebolParis e surpreendeu ocasionalmente os comentaristas esportivos, que não sabiam o que esperar deles. Ganhar medalhas não era o único objetivo do país, segundo o professor Ramon Pacheco Pardo, do King's College London, que escreveu extensivamente sobre as duas Coreias.

A "diplomacia esportiva" tradicional da Coreia do Norte envolve uma participação limitadabrabet futeboleventos internacionais para mostrar que o país é normal, explica Pacheco Pardo. Atletas são alguns dos "poucos representantes do Norte que não são vistos com desconfiança" pelo mundo.

O contraste no apoio a An e Biles não poderia ser mais evidente. Em uma competição anteriorbrabet futebolParis, Biles foi aplaudida por uma sériebrabet futebolcelebridades, incluindo Lady Gaga, Ariana Grande, Tom Cruise e Snoop Dogg. Milharesbrabet futebolfãs gritaram seu nome no sábado também.

Por outro lado, An recebeu apenas uma saudação educada dos espectadores neutros. Ela não tinha compatriotas presentes, pois os norte-coreanos comuns são impedidosbrabet futebolsair do país. É improvável que alguém estivesse assistindobrabet futebolcasa, já que os Jogos não estão sendo transmitidos ao vivo na Coreia do Norte, segundo a Radio Free Asia (RFA). A BBC encontrou apenas alguns relatosbrabet futeboltexto na mídia controlada pelo governo.

Um atleta sul-coreano tira uma selfie com seu colegabrabet futebolequipe e duplas da Coreia do Norte e da China

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Medalhistasbrabet futeboltênisbrabet futebolmesa da Coreia do Norte, da Coreia do Sul e da China tiram selfiebrabet futebolpódio

No entanto, "a elitebrabet futebolPyongyang certamente saberá,brabet futebolalguma forma, os resultados olímpicos à medida que chegam", diz John Everard, ex-embaixador do Reino Unido na Coreia do Nortebrabet futebol2006 a 2008.

An está entre os 16 atletas norte-coreanos que viajaram para uma cidade anfitriã luxuosa, muito diferente do austero aeroportobrabet futebolPyongyang, onde foram filmados partindo no mês passado.

Os principais atletas do Norte provavelmente têm algum conhecimento do mundo exterior, mas ainda haveria um "fatorbrabet futebolchoque", acrescenta Everard.

Um dos momentos marcantes dos Jogos até agora foi um raro encontro que parecia quebrar barreiras: quando um jogadorbrabet futeboltênisbrabet futebolmesa sul-coreano, vencedor do bronze, tirou uma selfie com seu parceirobrabet futebolduplas mistas ao lado da dupla norte-coreana vencedora da prata.

Será que a liderançabrabet futebolPyongyang antecipou ou apreciou esse breve símbolobrabet futebolunidade entre duas nações que ainda estão tecnicamentebrabet futebolguerra?

Concordar com a selfie foi "uma mensagem" do Norte, diz Pacheco Pardo, especulando que a medida teve o consentimentobrabet futebolPyongyang.

"A Coreia do Norte está indicando que não tem problema com o povo sul-coreano — o problema é com o governo sul-coreano."

De qualquer forma, o momento não foi totalmente inesperado, após um evento similarbrabet futebol2016. E dois anos depois, Norte e Sul formaram uma equipe conjunta femininabrabet futebolhóquei no gelo nos Jogosbrabet futebolInverno no Sul.

A selfie é uma das poucas interações visíveis do Norte com o mundo exterior durante os Jogos, que também incluiu uma coletivabrabet futebolimprensa protocolar com os dois jogadoresbrabet futeboltênisbrabet futebolmesa.

Fora dos estádios, imagens não verificadas mostraram An segurando uma coleçãobrabet futebolpin-badges, que são itens populares trocados por ginastas internacionais.

Após tanta exposição ao mundo ocidental, os atletas provavelmente passarão por um intenso processobrabet futebol"debriefing" ao retornarem para casa para garantir que mantenham a mensagem, diz Lee.

Contrariando o mito, qualquer atleta considerado "fracassado" provavelmente não será punido, argumentam os analistas.

Mas eles podem enfrentar extenuantes sessõesbrabet futebol"autocrítica".

"O grande impactobrabet futebolnão ganhar uma medalha não é tanto a punição, mas o fatobrabet futebolnão obter todos os benefícios possíveis", diz Everard.

Atletas vitoriosos podem receber status elevado na sociedade e até prêmios como uma nova casa.

Atletas sul-coreanos acenam com bandeiras enquanto estãobrabet futebolpébrabet futebolum barco

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Equipe sul-coreana foi erroneamente anunciada durante cerimôniabrabet futebolabertura como a 'República Popular Democrática da Coreia' — o nome oficial da Coreia do Norte

Resta saber se essa nova diplomacia esportiva resultarábrabet futebolconversas significativas entre as duas Coreias.

A relativa boa vontadebrabet futebolParis foi brevemente ameaçada no início por uma polêmica quando os organizadores confundiram os nomes das duas nações na cerimôniabrabet futebolabertura, pelo que se desculparam posteriormente.

Fora da Arena Bercy, após a ginásticabrabet futebolsábado, uma fãbrabet futebolSeul não estava convencidabrabet futebolque a política mudaria muito. No entanto, ela diz que ver atletas compartilhando um palco era, pelo menos, um lembretebrabet futebolque todos os coreanos estavam unidos por algo "humano".