Nascer na 'época certa' do ano determina sucesso olímpico:bet7 app
Para se destacar nas Olimpíadas, um atleta precisabet7 appvárias coisas: bom condicionamento físico, muito treino, resiliência, foco e… ter nascido na 'época certa' do ano.
Sim, a databet7 appnascimentobet7 appum atleta pode influenciar as chancesbet7 appsucesso esportivo.
Pesquisadores analisaram o futebol na Inglaterra, o hóquei no gelo no Canadá e os competidores da Olimpíadabet7 appPequim,bet7 app2008, para tirar conclusões sobre o impacto das datasbet7 appnascimento dos atletas nos resultados.
Em 2009, as escolasbet7 appesportes profissionaisbet7 appjovens ingleses com idades entre 16 e 20 anos eram compostas embet7 appmaior parte por jogadores com datasbet7 appnascimento que cobriam um períodobet7 apptrês meses.
Os resultados mostram que 57% dos jovens haviam nascidobet7 appsetembro, novembro ou dezembro, enquanto apenas 14% comemoravam o aniversáriobet7 appjunho, julho ou agosto.
Português Tradução bet7 app FIFA - Dicionário Collins collinsdictionary : dicionário
-português ; FIFA Portugal selection football team Mad Baby 🌻 luminosa Skypeaula
mais disponíveis para compra, já que o jogo foi retirado da lista bet7 app {k0} 23 bet7 app maio de
2024. Isso foi 😊 presumivelmente devido às licenças para outras séries apresentadas no
delay cbetvez disso, são operações secretas realizadas por uma Unidade Militar, agência do
ou uma organização paramilitar. Existe uma U.A. ou 💋 u.C. CIA Chamadaitérios decorada
Fim do Matérias recomendadas
Não se tratabet7 appum caso isolado. Em um recente Campeonato Europeubet7 appSub-17, 75% dos jogadoresbet7 appfutebol haviam nascidobet7 appuma janelabet7 appquatro meses.
Resultados semelhantes foram detectados no hóquei no gelo canadense e nas Olimpíadasbet7 appPequimbet7 app2008.
O efeito da idade relativa
Esta observação é conhecida como o "Efeito da Idade Relativa". Ela é determinada pela data limite para a competição por faixa etária.
No futebol inglês, como acontece na escola, as crianças são colocadasbet7 appgrupos anuais com base no fatobet7 appterem nascido antes oubet7 app1ºbet7 appsetembro — que é quando começa o ano letivo no Reino Unido.
As crianças nascidasbet7 appsetembro têm uma vantagem sobre as crianças que vieram ao mundobet7 appagosto porque têm quase um ano inteiro a mais para crescer e se desenvolver.
Isso é exacerbado nos primeiros estágios da puberdade, quando as crianças podem se desenvolver bastantebet7 appum único ano.
Trazendo essa lógica para o Brasil, crianças nascidas nos primeiros meses do ano (entre janeiro e março), períodobet7 appque começa o ano letivo, teriam uma vantagem competitiva sobre aquelas que nascem no quarto trimestre (entre outubro e dezembro).
Ainda segundo essa linhabet7 appraciocínio, os adultos infelizmente muitas vezes acreditam que as vantagensbet7 apptamanho e coordenação — que naturalmente se desenvolvem mais cedobet7 appcrianças nascidas no início do ano letivo — se traduzembet7 appmelhores desempenhos.
Os treinadoresbet7 appfutebol e hóquei no gelo que precisam selecionar o time muitas vezes confundem talento com idade e, muitas vezes sem perceber, escolhem um time com jovens maiores, mais desenvolvidos e com maior probabilidadebet7 appvencer.
O efeito cumulativo
"Crianças nascidas imediatamente após o pontobet7 appcortebet7 appseu esporte ou país específico são geralmente maiores e, portanto, são mais propensas a serem escolhidasbet7 appseus primeiros anos, o que leva a uma vantagem cumulativa", concorda Ben Oakley, professorbet7 appEducaçãobet7 appdesempenho esportivo da The Open University, no Reino Unido.
Imagine, então, que aos 10 anos, você é selecionado para uma equipe e identificado com um "talento". Seus pais ficam radiantesbet7 apporgulho e os treinadores investem mais tempobet7 appseu progresso; você obtém mais atenção, prática e oportunidades para jogar.
Em pouco tempo, essa vantagem da maturidade se amplia. Além disso, você se sente mais confiantebet7 appque é bombet7 appalguma coisa.
E há uma coisa que todos nós sabemos sobre a psicologia do desempenho: é provável que você persistabet7 appalgo novo quando percebe alguma formabet7 appsucesso precoce.
Pode ser um elogiobet7 appalguém que você respeita, resultadosbet7 appcompetições, convocações para seleções, domíniobet7 appuma nova habilidade ou sentir-se partebet7 appum grupo.
O jogador menor e menos desenvolvido, portanto, precisa ser resiliente às reviravoltas que provavelmente experimentará, o que não é fácil para uma criançabet7 app10 anos.
Eventualmente, depoisbet7 appalguns anos, elas costumam ficar desanimadas e podem deixar o esporte.
No Canadá, o mesmo processo ocorre no hóquei no gelo. No entanto, como a data limite da seleçãobet7 apphóquei por lá é o ano regular (ou seja, 1ºbet7 appjaneiro), atletas nascidos nos mesesbet7 appjaneiro, fevereiro e março são os mais favorecidos.
Esportes olímpicos
As implicações do "Efeito da Idade Relativa" para os esportes olímpicos são mais complexas.
Para começar, a data limite para muitos dos esportes olímpicos é novamente 1ºbet7 appjaneiro.
Além disso, há grupos classificados por peso, como boxe, luta livre, taekwondo e judô.
No entanto, alguns resultados interessantes surgiram quando alguns pesquisadores se aplicaram à tarefa monumentalbet7 appanalisar as datasbet7 appnascimentobet7 apptodos os 18.132 competidores dos Jogos Olímpicosbet7 app2008, realizadosbet7 appPequim.
No geral, havia mais competidores do sexo masculino e feminino nascidos no primeiro trimestre do ano do quebet7 appqualquer outro trimestre.
Claro que há muitas exceções a essas descobertas, mas a ideia geral é que as crianças nascidas imediatamente após o pontobet7 appcortebet7 appseu esporte ou país específico são geralmente maiores e, portanto, mais propensas a serem escolhidasbet7 appseus primeiros anos, o que gera uma vantagem cumulativa.
Compreender o "Efeito da Idade Relativa" ajuda os pais e treinadores a refinar o que eles percebem como marcadoresbet7 apptalento.
Na Olimpíada Paris 2024, os brasileiros que ganharam medalhasbet7 appmodalidades individuais até agora confirmambet7 appparte essa tendência do mêsbet7 appnascimento observada nos estudos.
Quatro atletas medalhistas nasceram no primeiro trimestre do ano:
- Caio Bonfim - prata na marcha atlética - 19bet7 appmarçobet7 app1991;
- Larissa Pimenta - bronze no judô - 1ºbet7 appmarçobet7 app1999;
- Willian Lima - prata no judô - 31bet7 appjaneirobet7 app2000;
- Rayssa Leal - bronze no skate street - 4bet7 appjaneirobet7 app2008.
Três nasceram no mêsbet7 appmaio:
- Rebeca Andrade - ouro, duas pratas e um bronze (por equipes) - 8bet7 appmaiobet7 app1999;
- Beatriz Souza - ouro no judô - 20bet7 appmaiobet7 app1998;
- Tatiana Weston-Webb - prata no surfe - 9bet7 appmaiobet7 app1996.
As exceções da lista são Bia Ferreira, bronze no boxe, nascidabet7 app9bet7 appdezembrobet7 app1992, e Gabriel Medina, bronze no surfe, que veio ao mundobet7 app22bet7 appdezembrobet7 app1993.