Morre Olavoa fazenda betanoCarvalho, o 'parteiro' da nova direita brasileira:a fazenda betano
a fazenda betano Ideólogo da direita brasileira e considerado uma espéciea fazenda betano"guru" do bolsonarismo, o escritor Olavoa fazenda betanoCarvalho morreu na segunda-feira (24/01) aos 74 anos. As causas da morte não foram divulgadas pela família, que anunciou o falecimento no perfil oficial dele no Facebook.
"O professor deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos. A família agradece a todos os amigos as mensagensa fazenda betanosolidariedade e pede orações pela alma do professor", afirma a nota oficial. Olavo estava hospitalizado na regiãoa fazenda betanoRichmond, na Virgínia (EUA), onde morava havia maisa fazenda betanouma década. Segundo mensagem veiculadaa fazenda betanoseu canal no Telegram no dia 15/01, ele havia contraído covid-19 e precisava cancelar as aulasa fazenda betanoum cursoa fazenda betanofilosofia que ministrava online.
Em julhoa fazenda betano2021, ele havia viajado ao Brasil para tratara fazenda betanoproblemas cardíacos e chegou a passar três meses internado após novas complicaçõesa fazenda betanosaúde.
A notíciaa fazenda betanosua morte gerou uma ondaa fazenda betanohomenagens, incluindo o presidente Jair Bolsonaro e seus filhos. "Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o filósofo e professor Olavo Luiz Pimentela fazenda betanoCarvalho. Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhõesa fazenda betanobrasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre", publicou Bolsonaroa fazenda betanoseu perfil no Twitter.
"Aqui na Terra seus livros, vídeos e ensinamentos permanecerão por muito tempo ainda", escreveu o deputado federal Eduardo Bolsonaroa fazenda betanopostagem no Twitter, com fotos deles juntos. "Ao Professor Olavo a minha eterna gratidão pora fazenda betanovida dedicada ao conhecimento, que semeoua fazenda betanouma terra arrasada chamada Brasil e fez florescera fazenda betanomuitosa fazenda betanonós um sentimentoa fazenda betanoesperança,a fazenda betanoamor pela verdade e pela liberdade. Quea fazenda betanoobra ilumine para sempre a nossa história!", escreveu o vereador Carlos Bolsonaro na mesma rede social.
Apesara fazenda betanoa causa da morte não ter sido confirmada oficialmente, muitos usuários do Twitter associaram o falecimento à covid que o escritor havia contraído dias antes e republicaram uma postagem delea fazenda betanomaioa fazenda betano2020a fazenda betanoque minimizava a gravidade da pandemia. "O medoa fazenda betanoum suposto vírus mortífero não passaa fazenda betanohistorinhaa fazenda betanoterror para acovardar a população e fazê-la aceitar a escravidão como um presentea fazenda betanoPapai Noel."
Não há informações oficiais sobre se Olavo tomou ou não doses da vacina contra a covid-19. Ao longo da pandemia, Olavo fez diversas contestações aos dados divulgados sobre mortes e a gravidade da doença, aléma fazenda betanocríticas a restrições à circulaçãoa fazenda betanopessoas adotadas por países para tentar conter o avanço da doença, como lockdowns.
Trajetória
Autoproclamado filósofo, embora não tenha formação acadêmica, Olavo se projetou a partir dos anos 1990 como articulista conservador ao escrevera fazenda betanograndes veículos brasileiros, como os jornais Folhaa fazenda betanoS.Paulo e O Globo.
Após se mudar para os Estados Unidos, alcançou grande público por meioa fazenda betanocursos online e vendaa fazenda betanolivros com forte retórica conservadora e anticomunista. Seu canal no YouTube, criadoa fazenda betano2007, tem maisa fazenda betanoum milhãoa fazenda betanoinscritos e acumula maisa fazenda betano68 milhõesa fazenda betanovisualizações.
Ema fazenda betanotesea fazenda betanodoutorado que daria origem ao livro "Menos Marx, Mais Mises: O Liberalismo e a Nova Direita no Brasil", a cientista política Camila Rocha afirma não ter dúvidasa fazenda betanoque a eleiçãoa fazenda betanoJair Bolsonaroa fazenda betano2018 "não foi raioa fazenda betanocéu azul, mas fruto da consolidação paulatinaa fazenda betanouma nova direita brasileira que durou maisa fazenda betanouma década e que encontrou suportea fazenda betanoredesa fazenda betanocontatos e organizações nacionais e estrangeiras construídas décadas atrás por intelectuais e acadêmicos pró-mercado".
E, segundo a pesquisadora, um dos principais influenciadores e fomentadores do surgimentoa fazenda betanoespaçosa fazenda betanodebate na internet ligados à formaçãoa fazenda betanouma nova direita no Brasil no início dos anos 2000 foi o escritor Olavoa fazenda betanoCarvalho, que, como explica Rocha, "se declarava a favor do livre-mercado na economia, tradicionalista e conservador no que tange à religião, anarquistaa fazenda betanorelação à moral e educação, nacionalista e contra o 'governo mundial' no que diz respeito à política internacional e um realista no campo da filosofia".
A eleição do presidente Jair Bolsonaro levaria então muitos dos pensamentosa fazenda betanoOlavo para o coração do governo brasileiro, como a defesa da família tradicional e do amplo direito ao usoa fazenda betanoarmas, principalmente por meio da influênciaa fazenda betanoum dos filhos do presidente, seu grande admirador, o deputado federal Eduardo Bolsonaro.
Chegou a ter discípulos seus no primeiro escalão do governo, caso dos ex-ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Abraham Weintraub (Educação).
Hoje, o governo ainda abriga olavistas, como o secretárioa fazenda betanoAlfabetização do Ministério da Educação, Carlos Nadalim, e o Assessor Especial para Assuntos Internacionais da presidência, Filipe Martins. No entanto, o grupo acabou perdendo espaço para setores mais pragmáticos, com a entradaa fazenda betanointegrantes do Centrão (grupoa fazenda betanopartidos políticosa fazenda betanocentro-direita, principalmente o PP) na gestão Bolsonaro.
"Eu quis que uma direita existisse, o que não quer dizer que eu pertença a ela. Fui o parteiro dela, mas o parteiro não nasce com o bebê", disse Olavo à BBC News Brasila fazenda betanodezembroa fazenda betano2016, poucos meses após o impeachmenta fazenda betanoDilma Rousseff, momentoa fazenda betanoque movimentosa fazenda betanodireita emergiram com força no país.
"Estou contra o comunismo e quero que o Brasil tenha uma democracia representativa efetiva", afirmou também na ocasião.
Ao longo da vida, Olavo acumulou desafetos com a mesma intensidade com que é defendido por seus admiradores. Desbocado e grosseiro, com frequência distribuía ofensas nas redes sociais ea fazenda betanoentrevistas, inclusive com comentários homofóbicos e racistas.
Nos últimos anos, brigou inclusive com antigos admiradores seus, como o cantor Lobão, um dos expoentes da direita que se afastoua fazenda betanoBolsonaro, ao contrárioa fazenda betanoOlavo.
"Jair Bolsonaro foi inventado pelo núcleo olavista. Em 1ºa fazenda betanoabrila fazenda betano2014, no aniversário do golpe militar, Olavo convidou o então obscuro deputado Jair Bolsonaro [para uma entrevista]. Trouxe o Jair para a ribalta e começaram a chamá-loa fazenda betanomito e insuflaram. Viram a resposta muito rápida; ele seria um ícone moral e incorruptível", disse Lobão em entrevista ao portal UOL, no ano passado.
"Olavo é o homem que está colocando fogo no circo. O Olavo é dono do governo, rege o Brasil, as pessoas têm que entender", afirmou ainda o cantor, na mesma entrevista.
Críticas e elogios ao governo Bolsonaro
Olavo fez críticas eventuais ao presidente, mas,a fazenda betanogeral, o defendia com bastante fidelidade. Inclusive fechando os olhos para os indíciosa fazenda betanocorrupção envolvendo a família presidencial, com a suposta praticaa fazenda betanoesquemasa fazenda betanorachadinha (desvioa fazenda betanosaláriosa fazenda betanofuncionários fantasmas nos antigos gabinetes legislativosa fazenda betanoBolsonaro e seus filhos Flávio e Carlos).
"Você pode chamá-loa fazenda betanoburro,a fazenda betanomau administrador, masa fazenda betanoladrão você não vai conseguir", disse Olavo à BBC News Brasil,a fazenda betanoentrevistaa fazenda betanomaioa fazenda betano2020.
Ao ser questionado sobre o suposto esquema capitaneado por Fabrício Queiroz, ex-chefea fazenda betanogabinetea fazenda betanoFlávio Bolsonaro, minimizou o escândalo dizendo que "casos pequenininhosa fazenda betanocorrupção podem acontecera fazenda betanoqualquer governo".
Naquela entrevista, também mostrou total alinhamento com as posturasa fazenda betanoBolsonaro na pandemiaa fazenda betanocovid-19, criticando medidasa fazenda betanoisolamento social e usoa fazenda betanomáscara, embora a importância dessas ações para conter o vírus seja atestada cientificamente. Por outro lado, defendeu remédios sem eficácia comprovadaa fazenda betanopesquisas científicas, como cloroquina.
"O nívela fazenda betanocura é imenso. No Brasil, o sucesso da cloroquina está mais do que comprovado", disse.
No ano passado, porém, criticou o que viu como faltaa fazenda betanoapoioa fazenda betanoBolsonaro a seus aliados que sofriam retaliações. Desde o primeiro semestrea fazenda betano2020, parlamentares e apoiadoresa fazenda betanoBolsonaro têm sido alvosa fazenda betanoações da Polícia Federal por ataques considerados autoritários contra o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional. Em alguns casos, isso levou, inclusive, à suspensãoa fazenda betanocontas nas redes sociais e ao bloqueioa fazenda betanoanunciantes nesses canais.
O próprio Olavo teve perdas financeiras relevantes, não como alvo dessas ações policiais, mas por pressão da opinião pública. Segundo reportagem do jornal Estadoa fazenda betanoS. Pauloa fazenda betanonovembroa fazenda betano2020, uma campanha contra o escritor promovida pelo Sleeping Giants, movimento que pressiona empresas a retirarem recursosa fazenda betanopáginas com conteúdos que classifica comoa fazenda betanoódio e desinformação, levou maisa fazenda betano250 companhias a desvincularem suas marcasa fazenda betanoconteúdos produzidos por Olavo.
Com isso, diz a reportagem, ele chegou a perder cercaa fazenda betano30% dos alunos que pagavam para receber seus ensinamentos via PayPal, uma das companhias que o baniu.
Dias depois,a fazenda betano13a fazenda betanonovembro, Olavo publicou no Twitter: "Bolsonaro: Se você não é capaz nema fazenda betanodefender a liberdade dos seus mais fiéis amigos, renuncie a vá para casa antesa fazenda betanoperder o prestígio quea fazenda betanooutras épocas soube merecer"
Depois,a fazenda betanooutra mensagem, disse que não estava defendendo uma saída imediata do presidente: "Não pedi renúncia nenhuma, pus a coisa no condicional."
Em dezembroa fazenda betano2021, Olavo fez novas críticas a Bolsonaro, afirmando que o presidente o havia usado como "garoto-propaganda" para "se promover e se eleger", mas "depois disso não só esqueceu tudo o que dizia como até os meus amigos que estavam no governo ele tirou". Nesta live, ao lado dos ex-ministros Ricardo Salles e Abraham Weintraub, Olavo disse também que Bolsonaro não mandaa fazenda betanonada no país e "a briga já está perdida".
Esoterismo islâmico e astrologia
Nos anos 1980, antesa fazenda betanose projetar no debate político brasileiro, Olavo flertou com a Escola Tradicionalista, correntea fazenda betanopensadores e estudiosos da religião preocupados com o que consideravam um declínio das formas tradicionaisa fazenda betanoconhecimento do Ocidente.
"Ao longo da minha vida, fui me abrindo a tudo quanto é influência que pudessea fazenda betanoalgum modo me ajudar a compreender as coisas", contou,a fazenda betanoentrevista à BBC News Brasila fazenda betano2016.
Naquela época, ele aderiu à tariqa (ordem mística muçulmana) liderada pelo alemão Frithjof Schuon (1907-1998), um dos expoentes do movimento e que aceitavaa fazenda betanoseu grupo adeptosa fazenda betanodiferentes religiões. Olavo deixou a tariqa tempos depois, mas dizia que a experiência foi "absolutamente indispensável" paraa fazenda betanoformação.
Depois, passou a lamentar a expansão do islã na Europa e nos Estados Unidos.
Em outro desvio na carreira, no fim dos anos 1970, trabalhou como astrólogoa fazenda betanoSão Paulo. Do signoa fazenda betanoTouro, dizia que a astrologia "é um tremendo problema científico que nunca foi tratado seriamente".
"Algo na astrologia tem algum fundamento — algo, não sei exatamente o quê", afirmou também na entrevista.
No fim, chegou à conclusão "de que o problema era grande demais para mim".
Olavo, depois, se reaproximou da Igreja Católica, onde contou ter sido criado. Assistia à missa, rezava o Pai Nosso antes das refeições e dizia praticar a caridade. "Não me lembro ao longo da minha vidaa fazenda betanoalguém ter pedido minha ajuda e eu ter recusado."
As opiniões do filósofo sobre o papel da Igreja Católica na Inquisição lhe renderam críticas entre evangélicos. Olavo escreveu no Twittera fazenda betano2013 que "a entidade chamada Inquisição é uma invenção ficcionala fazenda betanoprotestantes".
"Até mesmo na imagem popular das fogueiras da Inquisição a falsidade domina. Todo mundo acredita que os condenados 'morriam queimados', entre dores horríveis. As fogueiras eram altas, maisa fazenda betanocinco metrosa fazenda betanoaltura, para que isso jamais acontecesse."
De acordo com ele, os hereges - "menosa fazenda betanodez por anoa fazenda betanoduas dúziasa fazenda betanopaíses" - morriam sufocados antes que as chamas os atingissem. Criticado nas redes sociais pela afirmação, indicou uma "bibliografia mínima" sobre o assunto.
Dois anos depois, xingou Lutero e Calvino, principais líderes da Reforma Protestante. "A Igreja Católica superlotou-sea fazenda betanofilhos da p*** ao longo dos séculos, mas a protestante já nasceu fundada por dois."
Olavo também é associado por alguns especialistas ao tradicionalismo, doutrina seguida por ideólogos da extrema-direita que acreditam que a humanidade vivea fazenda betanoum tempo cíclico, sendo a eraa fazenda betanoouro aquela regida por valores tradicionais e religiosos e o períodoa fazenda betanoescuridão, por progresso material ea fazenda betanogovernos democráticos ou comunistas.
Desdém pela academia e ataques a negros e gays
Olavo passou a ensinar filosofia sem jamais ter se formado academicamente nesse campo — nema fazenda betanoqualquer outro. Contava que aprendeu sobre o tema por conta própria ao longoa fazenda betanovários anos, longe das "ideologias" que cerceiam o ensino universitário.
Coordenador do cursoa fazenda betanofilosofia da PUC-PR, Geovani Moretto contoua fazenda betano2016 à BBC News Brasil que conheceu Olavo quando era estudante e se admirou coma fazenda betanocapacidadea fazenda betano"debater a filosofia a partira fazenda betanoquestões cotidianas, da política e da economia". Depois, avaliou Moretto, ele "virou aquilo que tanto criticava: um dogmático".
Muitas das críticas que Olavo recebia nas redes sociais tratam da maneira com que ele se refere a movimentosa fazenda betanonegros,a fazenda betanomulheres ea fazenda betanominorias sexuais. Em uma fazenda betanoseus livros, ele exaltou artistas negros brasileiros que "entendiam que suas remotas origens africanas tinham sido neutralizadas pela absorção na cultura ocidental" e que não ficavam "choramingando coletivamente as saudadesa fazenda betanoculturas tribais extintas".
Em outro episódio, foi criticado ao defender que o então deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) fizesse um exame "para verificar sea fazenda betanosaliva não transmite o vírus da Aids", após o parlamentar tentar cuspira fazenda betanoBolsonaro na votação do impeachment.
Em resposta, a Associação Brasileira Interdisciplinara fazenda betanoAids sugeriu que o escritor fosse examinado "para verificar sea fazenda betanosaliva não transmite o vírus da ignorância e do preconceito".
Amigos e família
Segundo Olavo, um dos motivos para se mudar para a Virgínia foi a hospitalidadea fazenda betanoseus habitantes. "Os rednecks são o melhor povo do mundo", ele contou à BBC News Brasil, referindo-se aos americanos brancosa fazenda betanozonas rurais, numerosos na vizinhançaa fazenda betanosua casaa fazenda betanoRichmond.
Outro motivo para a mudança foi o cenário no Brasil após a chegada do PT à Presidência. "Pensei: 'Isto aqui está tão louco, tão louco, que se eu continuar aqui vou ficar louco também", disse também, na entrevistaa fazenda betano2016.
Olavo recebia visitas frequentes dos filhos e dos netos — que calculavaa fazenda betano"uns 15 ou mais" — e vivia rodeadoa fazenda betanoalunos e amigos brasileiros, entre as quais a escritora Stella Caymmi, o crítico literário Rodrigo Gurgel e o jornalista Edson Camargo.
Quando não estava nas redes sociais, via filmes, relia livros e ouvia música. Entre seus artistas preferidos, citava Heitor Villa-Lobos, Luiz Gonzaga e o americano Waylon Jennings, cantora fazenda betanomúsica country. Não gostavaa fazenda betanosamba ("uma criação do governo Getúlio Vargas, que decidiu fazer da cultura carioca um emblema da cultura brasileira") nema fazenda betanojazz ("coisaa fazenda betanointelectual").
No tempo livre, gostava aindaa fazenda betanotestar as armas da coleção. Ele dizia manter apenas uma arma para defesa pessoal (a espingarda que guarda sobre a cama) e se interessar principalmente por equipamentosa fazenda betanocaça.
Seu xodó era um rifle austríaco Steyr Mannlicher, ideal para abater ursos. Ele contou à BBC News Brasil que, alguns anos antes, tinha viajado com o filho Pedro para o Estadoa fazenda betanoMaine, onde a caçaa fazenda betanoursos é autorizada para controlar a espécie. "Fiquei uma semana encarapitado na árvore debaixoa fazenda betanochuva, no frio, e o filho da p*** do urso não apareceu", lembrou.
O filho teve mais sucesso: o urso abatido virou um tapete na sala da casaa fazenda betanoOlavo. Quando uma fotoa fazenda betanoque ele e o filho posavam atrás do animal morto circulou pela internet, muitos protestaram. "Eles acham lindo você comer uma vaca morta com uma martelada na cabeça ou choque elétrico numa filaa fazenda betanoonde não pode escapar, mas você correr o riscoa fazenda betanoir lá e matar, isso não pode", rebateu o escritor.
a fazenda betano Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal a fazenda betano .
a fazenda betano Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube a fazenda betano ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosa fazenda betanoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaa fazenda betanousoa fazenda betanocookies e os termosa fazenda betanoprivacidade do Google YouTube antesa fazenda betanoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquea fazenda betano"aceitar e continuar".
Finala fazenda betanoYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosa fazenda betanoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaa fazenda betanousoa fazenda betanocookies e os termosa fazenda betanoprivacidade do Google YouTube antesa fazenda betanoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquea fazenda betano"aceitar e continuar".
Finala fazenda betanoYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosa fazenda betanoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaa fazenda betanousoa fazenda betanocookies e os termosa fazenda betanoprivacidade do Google YouTube antesa fazenda betanoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquea fazenda betano"aceitar e continuar".
Finala fazenda betanoYouTube post, 3