Quais as formas mais eficientescomo ganhar no jogo pixbetestudar para prova (e o que não funciona tanto):como ganhar no jogo pixbet

  • Paula Adamo Idoeta
  • Da BBC News Brasilcomo ganhar no jogo pixbetLondres
Legenda do áudio,

Quais as formas mais eficientescomo ganhar no jogo pixbetestudar para prova (e o que não funciona tanto)

como ganhar no jogo pixbet Não raro estudantes se frustram ao não conseguir boas notas mesmo tendo estudado bastante para uma prova. Tem também aqueles que sentem que rapidamente esquecem o que aprenderam apenas poucas semanas antes.

São desafios particularmente grandes para estudantes recém-chegados à universidade, que se deparam com um conteúdo bem mais volumoso e complexo do que o da escola e, muitas vezes, têmcomo ganhar no jogo pixbetconciliar os estudos com o trabalho.

"Há estudantes que se esforçam tremendamente, mascomo ganhar no jogo pixbetmodo errado e acumulam muito conhecimento superficial ou declaratório, sem conseguir alcançar um nível mais conceitual", diz à BBC News Brasil Matthew Bernacki, professor-associado na Escolacomo ganhar no jogo pixbetEducação da Universidade da Carolina do Norte (UNC)como ganhar no jogo pixbetChapel Hill (EUA).

Bernacki se dedica à ciência do aprendizado, o que na prática se traduzcomo ganhar no jogo pixbetajudar estudantes a obter o máximo retorno do tempo e do esforço investidos nos estudos. Ele explica quais técnicas têm se mostrado mais ou menos eficientes, segundo pesquisas científicas dele próprio ecomo ganhar no jogo pixbetoutros cientistas da área.

Confira a seguir as técnicas comuns que ele e seus colegas na Universidade da Carolina do Norte consideram pouco eficientes - e como substituí-las na prática.

O que costuma ser pouco eficaz:

como ganhar no jogo pixbet Reler e grifar: Embora ler e grifar textos sejam uma parte importante do aprendizado, não costumam bastar para o estudante ganhar domínio do conteúdo estudado. Reler,como ganhar no jogo pixbetespecial, requer esforço e tempo que nem sempre compensam, porque "dá uma falsa sensaçãocomo ganhar no jogo pixbetfamiliaridade com o conteúdo". "Quando você sai do texto, não consegue reproduzir o que leu", diz Bernacki.

"Quanto a grifar, há evidências mistas: se você usa (a técnica) como um processo intencional, reflete sobre o que está destacando no texto, faz anotações e usa-as para avançar nacomo ganhar no jogo pixbetestratégia (de estudos), pode ser muito produtivo", diz o pesquisador.

"Mas se você grifa sem nenhum propósitocomo ganhar no jogo pixbetparticular, ou se está apenas como formacomo ganhar no jogo pixbetse manter atento ao texto, pode obter menos benefícios."

Substituir por:

como ganhar no jogo pixbet Aprendizado "ativo": O Centrocomo ganhar no jogo pixbetAprendizado da UNC enxerga a leitura como uma etapa anterior ao aprendizado. Paracomo ganhar no jogo pixbetfato aprender o conteúdo, é mais eficaz interagir ativamente com ele. Aqui, algumas ideias do centro para fazer isso:

- Criar perguntas, problemas ou "quizzes" para você mesmo responder. É o que Bernacki chamacomo ganhar no jogo pixbet"práticacomo ganhar no jogo pixbetreaquisição"como ganhar no jogo pixbetconteúdo;

- Ao testar a si mesmo, você aumentacomo ganhar no jogo pixbetcapacidadecomo ganhar no jogo pixbetreter o conteúdo estudado, explica o pesquisador;

- Explicar a si mesmo o conteúdo,como ganhar no jogo pixbetvoz alta, nas suas próprias palavras;

- Para conteúdos técnicos, como matemática, vale detalhar o problema e os passos para resolvê-lo.

Estudantescomo ganhar no jogo pixbetprova

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Conhecimento acumulado na véspera da prova muitas vezes não vira uma memóriacomo ganhar no jogo pixbetlonga duração; por isso, pesquisadores sugerem estudos mais espaçados

O que costuma ser pouco eficaz:

como ganhar no jogo pixbet Estudarcomo ganhar no jogo pixbetúltima hora: Passar a véspera da prova estudando é uma prática comum para tentar se sair bem. Mas o esforço costuma servir para ir bem só naquela prova e não para memorizarcomo ganhar no jogo pixbetfato o conteúdo.

"Costumamos aglutinar todo o estudocomo ganhar no jogo pixbetum intervalo muito pequeno, o que pode servircomo ganhar no jogo pixbetimediato, mas não para o usocomo ganhar no jogo pixbetlongo prazo", explica Bernacki.

Substituir por:

como ganhar no jogo pixbet Sessões curtas e espaçadascomo ganhar no jogo pixbetestudos: Em vezcomo ganhar no jogo pixbetestudar várias horas apenas na véspera da prova, vale mais a pena fazer sessõescomo ganhar no jogo pixbetestudo curtas, porém espaçadas ao longocomo ganhar no jogo pixbetvários dias, do conteúdo que você quer aprender.

"O importante é como você usa o seu tempocomo ganhar no jogo pixbetestudo e não a duração do seu tempocomo ganhar no jogo pixbetestudo", diz o Centrocomo ganhar no jogo pixbetAprendizado. "Sessões longas levam à perdacomo ganhar no jogo pixbetconcentração e, consequentemente, a menos aprendizado e retenção."

Na prática, você talvez vá estudar pela mesma quantidadecomo ganhar no jogo pixbettempo (ou menos) do que se deixasse tudo para a véspera. A vantagem é que dará ao cérebro tempo para fortalecer as conexões neurais daquele aprendizado, que terá mais chancecomo ganhar no jogo pixbetse convertercomo ganhar no jogo pixbetuma memóriacomo ganhar no jogo pixbetlonga duração.

O que costuma ser pouco eficaz:

como ganhar no jogo pixbet "Multitasking": Já há múltiplas pesquisas indicando que estudar com distrações - por exemplocomo ganhar no jogo pixbetmensagenscomo ganhar no jogo pixbetWhatsApp ou vídeos no TikTok - é ineficiente não só porque você está dividindocomo ganhar no jogo pixbetatenção, mas porque o próprio atocomo ganhar no jogo pixbetficar trocandocomo ganhar no jogo pixbettela ou aparelho gasta tempo e energia.

Substituir por:

como ganhar no jogo pixbet Técnica "pomodoro", ou estudocomo ganhar no jogo pixbetblocos: A recomendaçãocomo ganhar no jogo pixbetBernacki para não sofrer com as distrações é estabelecer blocoscomo ganhar no jogo pixbetestudo. Por exemplo, marque 35 minutos no relógio e, nesse período, dedique-se exclusivamente a estudar um conteúdo, desligando-secomo ganhar no jogo pixbettodas as distrações.

Depois disso, você tem cinco minutos para recompensar o seu cérebro com alguma distração - por exemplo, fazendo um lanche ou checando suas mensagens. E, daí, você volta para mais um blococomo ganhar no jogo pixbet35 minutoscomo ganhar no jogo pixbetestudo.

Esse método é conhecido como "pomodoro",como ganhar no jogo pixbetreferência àqueles temporizadores mecânicoscomo ganhar no jogo pixbetformatocomo ganhar no jogo pixbettomate. Essa técnica ajuda não só a evitar o tempo perdido com a distração, mas também a manter o cérebro motivado com a perspectiva da "recompensa".

(Leia mais sobre essa e outras técnicascomo ganhar no jogo pixbetaprendizado aqui)

Jovem estudando

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Explicar a si mesmo o conteúdo e testar os próprios conhecimentos são mais métodos eficazescomo ganhar no jogo pixbetrealmente aprender

'Autorregulação' nos estudos

Pule Podcast e continue lendo
BBC Lê

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

Bernacki destaca, porém, que não basta aplicar as técnicas acima como se fossem fórmulas mágicas que funcionamcomo ganhar no jogo pixbettodos os momentos, mas sim identificar quais técnicas se adequam mais a cada objetivocomo ganhar no jogo pixbetaprendizado. Isso passa pelo que o especialista chamacomo ganhar no jogo pixbetautorregulação nos estudos.

"Trata-secomo ganhar no jogo pixbetanalisar a tarefa, entender qual o objetivo do aprendizado, quais recursos tenho disponíveis, e escolher a estratégia que combina com isso", explica.

"Às vezes, o conhecimento é muito concreto e explícito - por exemplo, um fato, uma definição, uma fórmula, que podem ser estudados mais brevemente. Mas outras coisas são mais complexas, têm múltiplas etapas ou exigem um entendimento mais conceitual. São mais difíceiscomo ganhar no jogo pixbetse estudarcomo ganhar no jogo pixbetuma vez só. Então, você precisa gerar seu próprio conhecimento e suas próprias respostas e se autoavaliar: 'O quanto eu entendi isto?'."

Bernacki tem aplicado essas técnicas e monitorado seus resultados principalmente entre gruposcomo ganhar no jogo pixbetestudantescomo ganhar no jogo pixbetcursos STEM (siglacomo ganhar no jogo pixbetinglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática) e também universitárioscomo ganhar no jogo pixbetprimeira geração, ou seja, jovens que são os primeiroscomo ganhar no jogo pixbetsuas famílias a entrar na universidade - que costumam ter um repertório menorcomo ganhar no jogo pixbettécnicascomo ganhar no jogo pixbetestudo para desbravar esse período desafiador.

Jovem deitado sobre escrivaninha

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Ao melhorar a eficiência dos estudos e a autorregulação, melhora-se também a motivação e engajamento

Em estudo publicadocomo ganhar no jogo pixbet2022 no Journal of Educational Psychology, Bernacki e seus colegas investigaram como um programacomo ganhar no jogo pixbetestudos focado nas ciênciascomo ganhar no jogo pixbetaprendizado e na estratégiacomo ganhar no jogo pixbetautorregulação impactou estudantescomo ganhar no jogo pixbetBiologia identificados, por meiocomo ganhar no jogo pixbetum algoritmo, como sob riscocomo ganhar no jogo pixbetter desempenho ruim no curso.

Os estudantes se saíram 12% melhor do que o grupocomo ganhar no jogo pixbetcontrole nas provas finais do curso.

Bernacki diz que as técnicas têm embasamento científico e podem ser usadas por qualquer pessoa, inclusive estudantes brasileiros que queiram melhorar seu desempenho. Há planos para oferecer um curso específico para estudantes internacionais que queiram se inscrevercomo ganhar no jogo pixbetuniversidades americanas.

Outro fococomo ganhar no jogo pixbetestudos do pesquisador é na outra ponta do aprendizado: Bernacki está pesquisando formascomo ganhar no jogo pixbetajudar professores e autorescomo ganhar no jogo pixbetmaterial didático a formular com clareza que tipocomo ganhar no jogo pixbetexpectativas eles têmcomo ganhar no jogo pixbetrelação aos estudantes.

Por exemplo, "Qual nívelcomo ganhar no jogo pixbetentendimento é preciso alcançar (em determinado curso)? E quais as ferramentas relevantes para isso? (...) Deixar isso mais transparente aos estudantes é muito importante", ele explica.

"A maioriacomo ganhar no jogo pixbetnós é capazcomo ganhar no jogo pixbetlembrarcomo ganhar no jogo pixbetalguma matéria que era desafiadora, mas que sabíamos qual percurso seguir, mas também matériascomo ganhar no jogo pixbetque pensávamos: 'Queria muito ter aprendido aquilo, mas nunca soube qual era o objetivo nem entendia o que estávamos aprendendo'. Isso costuma ser muito desafiador para os alunos e pode mudar o percursocomo ganhar no jogo pixbetalguns deles."

Este texto foi publicado originalmentecomo ganhar no jogo pixbetbbc.comhttp://www.mi-rob.com/geral-64354629