A engenhosa solução dos antigos persas para 'capturar o vento' e se refrescar no calor escaldante:robo mines f12bet
- Kimiya Shokoohi
- BBC Future
robo mines f12bet Do Antigo Egito ao Império Persa, um método engenhosorobo mines f12betcapturar e dirigir o vento refrescou as pessoas por milênios. Na busca por refrigeração livrerobo mines f12betemissões, o "captadorrobo mines f12betvento" pode vir nos ajudar novamente.
A cidaderobo mines f12betYazd, no deserto do centro do Irã, é, há muito tempo, um centrorobo mines f12betcriatividade. Yazd é o berçorobo mines f12betuma das maravilhas da engenharia antiga — um sistema que inclui uma estruturarobo mines f12betrefrigeração subterrânea chamada yakhchal, um sistemarobo mines f12betirrigação subterrâneo chamado qanats e até uma rederobo mines f12betmensageiros chamada pirradazis, criado maisrobo mines f12bet2.000 anos antes do serviço postal americano.
Dentre as tecnologias antigasrobo mines f12betYazd, encontra-se o captadorrobo mines f12betvento, ou bâdgir,robo mines f12betpersa.
Essas estruturas notáveis são comumente encontradas elevando-se sobre os telhadosrobo mines f12betYazd. Muitas vezes, são torres retangulares, mas elas também existemrobo mines f12betformato circular, quadrado, octogonal erobo mines f12betoutros formatos ornamentados.
Afirma-se que Yazd é a cidade com mais captadoresrobo mines f12betvento do mundo. Eles podem ter se originado no Antigo Egito, mas,robo mines f12betYazd, o captadorrobo mines f12betvento logo se mostrou indispensável, possibilitando a vida naquela parte quente e árida do planalto iraniano.
Embora muitos dos captadoresrobo mines f12betvento da cidade do deserto tenham caídorobo mines f12betdesuso, suas estruturas estão agora chamando a atençãorobo mines f12betacadêmicos, arquitetos e engenheiros, a fimrobo mines f12betestudar o papel que eles poderiam desempenhar para nos manter refrigeradosrobo mines f12betum mundorobo mines f12betrápido aquecimento.
Como os captadoresrobo mines f12betvento não precisamrobo mines f12beteletricidade para funcionar, eles são uma formarobo mines f12betresfriamento verde e barata. Com o ar condicionado mecânico convencional já representando um quinto do consumo totalrobo mines f12beteletricidade do mundo, alternativas antigas como o captadorrobo mines f12betvento estão se tornando uma opção cada vez mais atraente.
Existem duas forças principais que dirigem o ar através das estruturas: a entrada do vento e a mudança da impulsão do ar dependendo da temperatura — o ar quente tende a subir sobre o ar frio, que é mais denso.
Primeiramente, quando o ar é captado pela aberturarobo mines f12betum captadorrobo mines f12betvento, ele é canalizado para baixo, depositando eventuais fragmentos ou areia no pé da torre. O ar então flui ao longorobo mines f12bettoda a parte interna da construção, às vezes sobre piscinas subterrâneas com água para melhor resfriamento. Por fim, o ar aquecido se elevará e deixará a construção atravésrobo mines f12betoutra torre ou abertura, com o auxílio da pressão no interior da construção.
A forma da torre e outros fatores — como o projeto da casa, a direção para onde a torre está voltada, a quantidaderobo mines f12betaberturas,robo mines f12betconfiguraçãorobo mines f12betpás internas fixas, canais e altura — são todas adequadamente definidas para aumentar a capacidade da torrerobo mines f12betcanalizar vento para baixo, até o interior da construção.
A história do uso do vento para resfriar construções começou quase ao mesmo temporobo mines f12betque as pessoas começaram a viver no ambiente quente dos desertos.
Uma das primeiras tecnologiasrobo mines f12betcaptura do vento datarobo mines f12bet3.300 anos atrás, no Egito, segundo os pesquisadores Chris Soelberg e Julie Rich, da Universidade Estadual Weberrobo mines f12betUtah, nos Estados Unidos. Nesse sistema, as construções tinham paredes espessas, poucas janelas voltadas para o sol, aberturas para entradarobo mines f12betar na principal direção dos ventos e uma ventilaçãorobo mines f12betsaída do outro lado — conhecidarobo mines f12betárabe como arquitetura malqaf.
Mas há quem defenda que o captadorrobo mines f12betvento foi inventado no próprio Irã.
De qualquer forma, os captadoresrobo mines f12betvento se espalharam pelo Oriente Médio e pelo norte da África. Variações dos captadoresrobo mines f12betvento iranianos podem ser encontradas com nomes locais, como os barjeels do Catar e do Bahrein, os malqaf do Egito, os mungh do Paquistão e muitos outros, segundo Fatemeh Jomehzadeh, da Universidaderobo mines f12betTecnologia da Malásia, e seus colegas.
Acredita-se que a civilização persa tenha adicionado variações estruturais para permitir melhor resfriamento, como arobo mines f12betcombinação com os sistemasrobo mines f12betirrigação existentes para ajudar a resfriar o ar antes darobo mines f12betliberação por toda a casa.
No clima quente e secorobo mines f12betYazd, essas estruturas se tornaram cada vez mais populares, até que a cidade se tornou um oásisrobo mines f12betaltas torres ornamentadasrobo mines f12betbusca do vento do deserto. Yazd é uma cidade histórica que foi reconhecida como Patrimônio Mundial da Unescorobo mines f12bet2017 —robo mines f12betparte, pelarobo mines f12betgrande quantidaderobo mines f12betcaptadoresrobo mines f12betvento.
Alémrobo mines f12betdesempenhar o propósito funcionalrobo mines f12betresfriar as casas, as torres também tinham forte importância cultural. Os captadoresrobo mines f12betvento fazem parte da paisagemrobo mines f12betYazd, da mesma forma que o Templo do Fogorobo mines f12betZoroastro e a Torre do Silêncio.
E há também o captadorrobo mines f12betvento do Jardimrobo mines f12betDowlat Abad, que se acredita ser o mais alto do mundo (com 33 metrosrobo mines f12betaltura) e um dos poucos aindarobo mines f12betfuncionamento. Abrigadorobo mines f12betuma construção octogonal, ele ficarobo mines f12betfrente para uma fonte e um lago que se estende ao longorobo mines f12betfileirasrobo mines f12betpinheiros.
Possível renascimento?
Com a eficácia do resfriamento fornecido por esses captadoresrobo mines f12betvento livres da emissãorobo mines f12betgases, alguns pesquisadores argumentam que eles merecem ressurgir.
O pesquisador Parkham Kheirkhah Sangdeh estudou minuciosamente a aplicação científica e a cultura local dos captadoresrobo mines f12betvento na arquitetura contemporânea na Universidaderobo mines f12betIlam, no Irã. Ele afirma que inconvenientes como insetos que ingressam nas calhas e o acúmulorobo mines f12betpoeira e fragmentos do deserto fizeram com que muitas pessoas abandonassem os captadoresrobo mines f12betvento tradicionais.
No seu lugar, são utilizados sistemasrobo mines f12betresfriamento mecânicos, como unidades convencionaisrobo mines f12betar condicionado. Muitas vezes, esses sistemas são alimentados por combustíveis fósseis e usam refrigerantes que agem como poderosos gases do efeito estufa quando liberados para a atmosfera.
Há muito tempo, o advento das modernas tecnologiasrobo mines f12betresfriamento é culpado pela deterioração dos métodos tradicionais no Irã, segundo a historiadora da arquitetura iraniana Elizabeth Beazley escreveurobo mines f12bet1977.
Sem manutenção constante, o clima hostil do planalto iraniano desgastou muitas estruturas, desde captadoresrobo mines f12betvento até casasrobo mines f12betarmazenamentorobo mines f12betgelo. Kheirkhah Sangdeh também observa que o abandono dos captadoresrobo mines f12betvento se deveu,robo mines f12betparte, à tendência do públicorobo mines f12betadotar tecnologias vindas do Ocidente.
"É preciso que haja mudançasrobo mines f12betperspectiva cultural para usar essas tecnologias. As pessoas precisam observar o passado e entender por que a conservaçãorobo mines f12betenergia é tão importante", afirma o pesquisador, "a começar pelo reconhecimento da história cultural e da importância da conservaçãorobo mines f12betenergia".
Kheirkhah Sangdeh espera que os captadoresrobo mines f12betvento do Irã sejam reformados para oferecer resfriamento com uso eficienterobo mines f12betenergia às construções existentes. Mas ele encontra muitas barreiras para esse trabalho, como as tensões internacionais existentes, a pandemiarobo mines f12betcovid-19 e a atual faltarobo mines f12betágua. "A situação está tão ruim no Irã que [as pessoas] levam um diarobo mines f12betcada vez", afirma ele.
Métodos e sistemasrobo mines f12betresfriamento que não utilizam combustíveis fósseis, como os captadoresrobo mines f12betvento, poderão muito bem merecer seu ressurgimento, mas, para surpresarobo mines f12betmuitos, eles já estão presentes — embora não sejam tão grandiosos como os iranianos —robo mines f12betmuitos países ocidentais.
No Reino Unido, cercarobo mines f12bet7 mil variaçõesrobo mines f12betcaptadoresrobo mines f12betvento já foram instaladasrobo mines f12betedifícios públicos entre 1979 e 1994. Eles podem ser vistosrobo mines f12betconstruções como o Hospital Realrobo mines f12betChelsea,robo mines f12betLondres, erobo mines f12betsupermercadosrobo mines f12betManchester.
Esses captadoresrobo mines f12betvento modernos lembram pouco as estruturas iranianasrobo mines f12betformarobo mines f12bettorre. Em um edifíciorobo mines f12bettrês andaresrobo mines f12betuma rua movimentada no norterobo mines f12betLondres, pequenas torresrobo mines f12betventilação pintadasrobo mines f12betrosa-choque oferecem ventilação passiva. No altorobo mines f12betum shopping centerrobo mines f12betDartford, também no Reino Unido, torresrobo mines f12betventilação cônicas giram para capturar a brisa com o auxíliorobo mines f12betuma asa traseira que mantém a torre voltada para a direção do vento.
Os Estados Unidos também adotaram projetos inspirados nos captadoresrobo mines f12betvento com entusiasmo. Um desses exemplos é o centrorobo mines f12betvisitantes do Parque Nacionalrobo mines f12betZion, no sulrobo mines f12betUtah.
O parque ficarobo mines f12betum alto planalto desértico, com clima e topografia comparáveis com a regiãorobo mines f12betYazd, e o usorobo mines f12bettecnologiasrobo mines f12betresfriamento passivo como o captadorrobo mines f12betvento eliminou quase por completo a necessidaderobo mines f12betar condicionado mecânico. Os cientistas registraram diferençarobo mines f12bettemperaturarobo mines f12bet16°C entre o lado externo e o interior do centrorobo mines f12betvisitantes, apesar das muitas pessoas que passam regularmente pelo local.
À medida que se aprofunda a buscarobo mines f12betsoluções sustentáveis para o aquecimento global, surgem mais oportunidades que favorecem a construçãorobo mines f12betcaptadoresrobo mines f12betvento. Em Palermo, na Itália, pesquisadores descobriram que o clima e as condiçõesrobo mines f12betvento existentes fazem da cidade um local propício para uma versão do captadorrobo mines f12betvento iraniano.
Em outubro, o captadorrobo mines f12betvento foi exposto com destaque na feira Expo Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, como parterobo mines f12betuma rederobo mines f12betconstruções cônicas no pavilhão da Áustria. Pararobo mines f12betidealização, a empresarobo mines f12betarquitetura austríaca Querkraft inspirou-se no barjeel — a versão árabe do captadorrobo mines f12betvento.
Enquanto pesquisadores como Kheirkhah Sangdeh argumentam que o captadorrobo mines f12betvento tem muito mais a oferecer para o resfriamentorobo mines f12betcasas sem o usorobo mines f12betcombustíveis fósseis, essa engenhosa tecnologia já migrou para outras partes do mundo — mais do que se pode imaginar. Na próxima vez que você encontrar uma torrerobo mines f12betventilação alta no toporobo mines f12betum supermercado, edifício ou escola, examine com cuidado. Você pode estar olhando para o legado dos magníficos captadoresrobo mines f12betvento do Irã.
Leia a íntegra desta reportagem (em inglês) no site BBC Future.
robo mines f12bet Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube robo mines f12bet ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosrobo mines f12betautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticarobo mines f12betusorobo mines f12betcookies e os termosrobo mines f12betprivacidade do Google YouTube antesrobo mines f12betconcordar. Para acessar o conteúdo cliquerobo mines f12bet"aceitar e continuar".
Finalrobo mines f12betYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosrobo mines f12betautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticarobo mines f12betusorobo mines f12betcookies e os termosrobo mines f12betprivacidade do Google YouTube antesrobo mines f12betconcordar. Para acessar o conteúdo cliquerobo mines f12bet"aceitar e continuar".
Finalrobo mines f12betYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosrobo mines f12betautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticarobo mines f12betusorobo mines f12betcookies e os termosrobo mines f12betprivacidade do Google YouTube antesrobo mines f12betconcordar. Para acessar o conteúdo cliquerobo mines f12bet"aceitar e continuar".
Finalrobo mines f12betYouTube post, 3