Os desafios do setor industrial responsável por um terço do lixo mundial:jogos de aposta mais famosos
- Norman Miller
- BBC Future
jogos de aposta mais famosos Todos os anos, nós esmagamos, puxamos e retiramos cercajogos de aposta mais famosos100 bilhõesjogos de aposta mais famosostoneladasjogos de aposta mais famososmatéria-prima do tecido do planeta. Essa quantidade equivale a destruir dois terços da massa do Monte Everest a cada 12 meses.
Cercajogos de aposta mais famososmetade da matéria-prima que extraímos vai para a indústria da construção, que gera cercajogos de aposta mais famososum terçojogos de aposta mais famosostodos os resíduos do planeta e pelo menos 40% das emissões mundiaisjogos de aposta mais famososdióxidojogos de aposta mais famososcarbono. Compare esse número com os 2-3% causados pela aviação, que causa muito mais perturbação entre as pessoas.
Os "resíduos" do consumo dessas matérias-primas são descartadosjogos de aposta mais famososquantidades tão imensas que ajogos de aposta mais famosospegada ambiental ajudou a criar uma nova era, que recebeu o nomejogos de aposta mais famosos"Antropoceno".
Os arqueólogos do futuro irão cavar por entre camadasjogos de aposta mais famososentulho para entender como vivemos.
Mas esse material que usamos e descartamos hojejogos de aposta mais famososdia também contém um enorme tesouro que poderá ser utilizadojogos de aposta mais famososnosso benefício.
Calcula-se que uma toneladajogos de aposta mais famosostelefones celulares contenha 300 vezes mais ouro que uma toneladajogos de aposta mais famososminériojogos de aposta mais famososouro da melhor qualidade, alémjogos de aposta mais famososquantidades significativasjogos de aposta mais famososprata, platina, paládio e metais raros - enquanto seguimos rasgando a terra com a mineração contínua para conseguir mais desses materiais.
As vastas quantidadesjogos de aposta mais famososcobre disponíveisjogos de aposta mais famososbilhõesjogos de aposta mais famososcabos existentesjogos de aposta mais famosostodo o mundo são uma fonte reutilizáveljogos de aposta mais famososmetal com uma taxajogos de aposta mais famososconcentração bem mais elevada do que os menosjogos de aposta mais famosos1% existentesjogos de aposta mais famososminériosjogos de aposta mais famososqualidade superior.
Tudo isso gera uma questão óbvia: por que não reutilizamos o que já extraímos,jogos de aposta mais famososvezjogos de aposta mais famososescavar o planetajogos de aposta mais famososbuscajogos de aposta mais famososcada vez mais matérias-primas?
Esse pensamento vem estimulando um grupo cada vez maiorjogos de aposta mais famososarquitetos e empresasjogos de aposta mais famososconstrução a examinar como reutilizar a imensa quantidadejogos de aposta mais famososmateriais ocultos nos ambientes que já construímos, desde concreto e madeira até riquezas metálicas do lixo eletrônico.
Em 2005, o escritóriojogos de aposta mais famososarquitetura Superuse, com sedejogos de aposta mais famososRoterdã, na Holanda, estabeleceu um marco inovador para uma nova visão da construção civil ao criar a Villa Welpeloo - a primeira casa contemporânea do mundo feita principalmente com resíduosjogos de aposta mais famososmateriaisjogos de aposta mais famososconstrução.
Açojogos de aposta mais famososmáquinas têxteis antigas e madeirajogos de aposta mais famososbobinasjogos de aposta mais famososcabos industriais danificadas compõem 60% dos materiaisjogos de aposta mais famosossegunda mão empregados na construção.
Posteriormente,jogos de aposta mais famosos2013, o arquiteto britânico Duncan Baker-Brown ultrapassou a Superuse ao utilizar maisjogos de aposta mais famosos90%jogos de aposta mais famososmateriais residuais para construir a Casajogos de aposta mais famososResíduosjogos de aposta mais famososBrighton, na Inglaterra.
Baker-Brown combinou vários materiais diferentes, desde brim usado até estojos plásticosjogos de aposta mais famososDVD e escovasjogos de aposta mais famososdente descartadas, para compor o isolamento das paredes, alémjogos de aposta mais famososcâmarasjogos de aposta mais famososarjogos de aposta mais famosospneusjogos de aposta mais famososbicicletas antigas para isolar o piso contra som e impactos.
Cercajogos de aposta mais famosos10 toneladasjogos de aposta mais famosossolo calcário destinado a aterros foram recolhidas para criar paredesjogos de aposta mais famososterra prensada e as placasjogos de aposta mais famososcarpete usadasjogos de aposta mais famososum escritório forneceram o revestimento externo.
"A casajogos de aposta mais famososresíduos é um projetojogos de aposta mais famosospesquisa 'vivo' que faz com que as pessoas pensem na origem desses materiais e onde eles terminam", afirma Baker-Brown.
Ele construiu um modelojogos de aposta mais famososuma nova formajogos de aposta mais famososconstrução com o mínimojogos de aposta mais famososresíduos no seu livro The Re-Use Atlas ("Atlas do reúso",jogos de aposta mais famosostradução livre),jogos de aposta mais famosos2017, que ensina seus princípios para uma geração crescentejogos de aposta mais famososarquitetos e construtores da faculdadejogos de aposta mais famososarquitetura da Universidadejogos de aposta mais famososBrighton.
Ele oferece uma redefinição simples e poderosa dos resíduos como sendo "apenas coisas úteis no lugar errado".
Embora essas ideias sejam incluídas no setorjogos de aposta mais famosos"economia circular", Baker-Brown utiliza uma expressão com maior impacto: ele ressalta a necessidadejogos de aposta mais famosos"minerar o Antropoceno"jogos de aposta mais famososvezjogos de aposta mais famososcavar novos materiais.
"Precisamos nos tornar 'mineradores urbanos' e retrabalhar [ou] reutilizar construções, componentes e fontesjogos de aposta mais famososmateriais já disponíveis", escreveu elejogos de aposta mais famososuma chamada para ação mobilizadora publicada na revista do Instituto Realjogos de aposta mais famososArquitetos Britânicosjogos de aposta mais famosos2019.
Baker-Brown está atualmente terminando um pavilhão para a Óperajogos de aposta mais famososGlyndebournejogos de aposta mais famososSussex, no Reino Unido, que é conhecida mundialmente.
O pavilhão está sendo construído com produtos residuais que incluem cascasjogos de aposta mais famososostras, rolhasjogos de aposta mais famososchampanhe e tijolos mal cozidos rejeitadosjogos de aposta mais famososuma fábricajogos de aposta mais famosostijolos próxima.
Fundamentalmente, ele também está empregando esses materiaisjogos de aposta mais famososforma que facilitejogos de aposta mais famososdesconstrução posterior - unindo os elementos com pregosjogos de aposta mais famososvezjogos de aposta mais famososcola, por exemplo - para criar o que ele chamajogos de aposta mais famosos"uma lojajogos de aposta mais famososmateriais para o futuro".
A ideiajogos de aposta mais famososprojetar construções especificamente com o reúsojogos de aposta mais famososmente ganhou o rótulo "design para desconstrução".
Os Jogos Olímpicosjogos de aposta mais famosos2012 mostraram essas ideiasjogos de aposta mais famososação com a construçãojogos de aposta mais famososacomodações temporárias para 17 mil atletasjogos de aposta mais famososLondres.
Para isso, as construções foram projetadasjogos de aposta mais famososforma que pudessem ser remodeladas posteriormente na formajogos de aposta mais famososcasas sustentáveis para habitantes locais, graças a elementos como paredes divisórias nos andares, que podem ser movidas facilmente para formar novas configurações.
Mas as pessoas dispostas a minerar o Antropoceno precisam trabalhar principalmente com construções existentes que não foram projetadas para desconstrução ou reconstrução.
O escritório holandês Maurer United Architects respondeu a esse desafio construindo 125 novas moradias sociais com maisjogos de aposta mais famosos90%jogos de aposta mais famososmateriais recicladosjogos de aposta mais famososblocosjogos de aposta mais famososapartamentos antigos no empreendimento Superlocal Estate, na cidadejogos de aposta mais famososKerkrade, na Holanda.
Trechos enormesjogos de aposta mais famosospisojogos de aposta mais famososconcreto foram cortados e erguidos dos antigos edifícios e depositados para fornecer as estruturas das casas novas, enquanto o concreto restante foi triturado no local para reúso,jogos de aposta mais famososuma abordagem que o fundador do escritório, Mark Maurer, chamajogos de aposta mais famosos"demolição inteligente".
Uma chave para a mineração bem sucedida do Antropoceno para nossas construções futuras é elaborar maneirasjogos de aposta mais famososreutilizar os materiais existentesjogos de aposta mais famososuma infinidadejogos de aposta mais famososformas.
Folke Köbberling, professorajogos de aposta mais famososarte relacionada à arquitetura da Universidade Técnicajogos de aposta mais famososBraunschweig, na Alemanha, passou anos aperfeiçoando formasjogos de aposta mais famososreutilizar materiais.
"Usar material reciclado é diferentejogos de aposta mais famosostrabalhar com materiais novos", afirma ela. "Esses materiais têm uma história. Nós buscamos os materiais e tentamos utilizá-los como eles chegam,jogos de aposta mais famososforma muito flexível."
Um exemplo é o anfiteatro que ela e seu colega Martin Kaltwasser construíramjogos de aposta mais famosos2008 no Centrojogos de aposta mais famososArtes Wysing, pertojogos de aposta mais famososCambridge, no Reino Unido.
Feito principalmente com 400 palletsjogos de aposta mais famososmadeira recuperadosjogos de aposta mais famososconstruções locais, ele também inclui janelasjogos de aposta mais famososantigas estufas e pisosjogos de aposta mais famososmadeirajogos de aposta mais famososteca recicladosjogos de aposta mais famososprateleiras descartadas pela Universidadejogos de aposta mais famososCambridge.
Com custo totaljogos de aposta mais famososapenas 5 mil euros (R$ 30,7 mil), a construção foi idealizada para fornecer um espaço diferenciado para as artes por dois anos, até ser desmontado para reutilizar seus materiaisjogos de aposta mais famososoutro lugar. Mas ele ainda está servindo muito bem.
Köbberling também descobriu que lãjogos de aposta mais famososcarneiro bruta descartada servejogos de aposta mais famososexcelente filtrojogos de aposta mais famosospoluição e isolamento das paredes e transformou ainda milharesjogos de aposta mais famososgarrafas e copos plásticos descartados na Maratonajogos de aposta mais famososBerlimjogos de aposta mais famososmaterial para tetosjogos de aposta mais famosospontosjogos de aposta mais famososônibus.
Conectar a fonte desses materiais à demanda por componentes é um elemento chave no esforço para reinventar os resíduos como novo materialjogos de aposta mais famososconstrução.
"Precisamos encontrar uma formajogos de aposta mais famososcriar prosperidade e valor agregado, não pela produçãojogos de aposta mais famososnovas mercadorias, mas com a manutenção e gestão das mercadorias existentes", afirma Michael Ghyoot, cofundador da empresajogos de aposta mais famososdesign Rotor, com sedejogos de aposta mais famososBruxelas, na Bélgica - que está concentrando esforços para facilitar o reúso pelos profissionais da construção.
A Rotor associou-se a outras empresas da Europajogos de aposta mais famososum projeto financiado pela União Europeia para formar um diretório online que já reuniu pouco maisjogos de aposta mais famosos1 mil comerciantes especializados na recuperaçãojogos de aposta mais famososmateriais e empresas correlatas (a pandemia prejudicou o objetivo originaljogos de aposta mais famososreunir 1,5 mil participantes).
Ela também está criando um kitjogos de aposta mais famososferramentas pré-demolição para ajudar as empresas a determinar o potencialjogos de aposta mais famososreúsojogos de aposta mais famososmateriais e produtos presentesjogos de aposta mais famososconstruções previstas para demolição ou revitalização.
A remodelagem da Torrejogos de aposta mais famososMontparnasse, com 59 andares, pelo escritóriojogos de aposta mais famososarquitetura Bellastock, com sedejogos de aposta mais famososParis, na França, é outro exemplo da mineração do Antropocenojogos de aposta mais famososação.
Os arquitetos utilizaram concreto, vidro e aço da fachada e do interior da construção para ajudar a criar novos níveis e espaços, sem recorrer a resíduosjogos de aposta mais famososdemolição.
A torre transformada está programada para ficar pronta a tempo para receber visitantes nos Jogos Olímpicosjogos de aposta mais famososParis,jogos de aposta mais famosos2024.
Mathilde Billet, diretora técnicajogos de aposta mais famososreúso da Bellastock e gerentejogos de aposta mais famososprojetos da des/reconstrução da Torrejogos de aposta mais famososMontparnasse, argumenta que comportamentos arraigados no setor da construção, e não barreiras práticas, são o principal obstáculo para a implementação generalizada do princípiojogos de aposta mais famososreúso.
"O mais difícil é mudar nossa formajogos de aposta mais famosospensar", afirma ela, acrescentando que o aumento da consciência, treinamento, conferências e simplesmente falar podem remover grande parte desse medojogos de aposta mais famososmudança.
"Precisamos imaginar a cidade como um bancojogos de aposta mais famososmateriais, propício para o reúso. Não existem mudanças significativas. Custa apenas um poucojogos de aposta mais famososvontade e agilidade", ela diz.
Michael Ghyoot também salienta que o processojogos de aposta mais famosostornar os materiais existentes prontos para reúso cria uma sériejogos de aposta mais famososnovos empregos.
"Essa atividade é trabalhosa: [exige ações como] limpar as pontasjogos de aposta mais famososuma lajejogos de aposta mais famososmármore, remover cimentojogos de aposta mais famosostelhas, substituir os fiosjogos de aposta mais famososaparelhos elétricos antigos - e documentar todos os materiais", segundo ele.
Para Mathilde Billet, os princípios que sustentam a mineração do Antropoceno também se harmonizam com as práticas antigas, seja o reúsojogos de aposta mais famosospedrasjogos de aposta mais famososconstruções antigas, que foi algo comum por séculos, ou a reconstrução constantejogos de aposta mais famososgrandes construçõesjogos de aposta mais famososargila,jogos de aposta mais famosospaíses como o Máli.
"O reúso exige tecnologia antiga", afirma ela. "Essa tecnologia existejogos de aposta mais famososquase todos os lugares do planeta, mas está morrendo lentamente." A situação alarmantejogos de aposta mais famososque nos encontramos significa que precisamos retornar para uma arquitetura mais frugal, segundo ela: "uma arquitetura construída com o material do local onde ela se encontra".
Longejogos de aposta mais famososser algo totalmente oposto à economia prática, uma análisejogos de aposta mais famososcinco países da União Europeia pelo Clubejogos de aposta mais famososRomajogos de aposta mais famosos2020 concluiu que mudar para uma economia mais circular reduziria suas emissõesjogos de aposta mais famososcarbonojogos de aposta mais famososdois terços e criaria maisjogos de aposta mais famososum milhãojogos de aposta mais famososnovos empregos.
O que realmente faz pouco sentido econômico ou ambiental é continuar a escavar bilhõesjogos de aposta mais famosostoneladasjogos de aposta mais famososmatérias-primas novas do planeta.
Leia a íntegra desta reportagem (em inglês) no site BBC Future.
jogos de aposta mais famosos Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube jogos de aposta mais famosos ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosjogos de aposta mais famososautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticajogos de aposta mais famososusojogos de aposta mais famososcookies e os termosjogos de aposta mais famososprivacidade do Google YouTube antesjogos de aposta mais famososconcordar. Para acessar o conteúdo cliquejogos de aposta mais famosos"aceitar e continuar".
Finaljogos de aposta mais famososYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosjogos de aposta mais famososautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticajogos de aposta mais famososusojogos de aposta mais famososcookies e os termosjogos de aposta mais famososprivacidade do Google YouTube antesjogos de aposta mais famososconcordar. Para acessar o conteúdo cliquejogos de aposta mais famosos"aceitar e continuar".
Finaljogos de aposta mais famososYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosjogos de aposta mais famososautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticajogos de aposta mais famososusojogos de aposta mais famososcookies e os termosjogos de aposta mais famososprivacidade do Google YouTube antesjogos de aposta mais famososconcordar. Para acessar o conteúdo cliquejogos de aposta mais famosos"aceitar e continuar".
Finaljogos de aposta mais famososYouTube post, 3