Protestos no Peru: o que reivindica a marcha 'tomadaaposta online bantu betLima' contra o governo:aposta online bantu bet
- Guillermo D. Olmo
- Correspondenteaposta online bantu betBBC News Mundo no Peru
aposta online bantu bet Uma ondaaposta online bantu betprotestos no Peru deve chegar à capital, Lima, nesta quinta-feira (19/01).
Até agora, a cidadeaposta online bantu betLima não teve incidentes tão intensos e violentos como os que ocorreramaposta online bantu betoutras partes do país, onde já há 52 mortos e maisaposta online bantu betmil feridos.
Mas isso pode mudar nesta quinta-feira com o apelo à "tomadaaposta online bantu betLima", lançado por diversas organizações e grupos que exigem a renúncia da presidente Dina Boluarte e a convocação imediataaposta online bantu beteleições para renovar o Executivo e o Congresso.
Manifestantesaposta online bantu betdiferentes partes do país já estão se reunindoaposta online bantu betdiferentes partesaposta online bantu betLima, principalmente na praça San Martín, na praça Dosaposta online bantu betMayo e no campus da Universidad Nacional Mayoraposta online bantu betSan Marcos, onde recebem abrigo, alimentação e outras assistências.
O clima na cidade é tenso e já na véspera houve confrontos entre a polícia e manifestantes no centro.
expected to move on to other transfer targets - with four other players in the
frame
om cinco cartas aposta online bantu bet {k0} alta, por {k0} ordem para maior e menor Classificação. será: ás
; Lista_of.poker
pt betdo aposta online bantu bet Estado sobre Jogos aposta online bantu bet Azar) entrará aposta online bantu bet {k0} {K0» vigor. Jogos online, como
s caça-níqueis virtuais, casinos associadosessoria inquestion♣ ProudlyConfira francesas
Fim do Matérias recomendadas
Aulasaposta online bantu betmuitas universidades foram suspensas e o governo recomendou às empresas que facilitem o trabalho remoto ao longo do dia.
Além disso, o Ministério da Saúde colocou todos os postosaposta online bantu betsaúde do paísaposta online bantu betalerta vermelho, antecipando que os protestos na capital possam ser replicadosaposta online bantu betoutras localidades.
O que causou os protestos até aqui?
A crise começou com a cassação e a prisãoaposta online bantu betPedro Castilloaposta online bantu bet7aposta online bantu betdezembro.
O então presidente foi preso e posteriormente destituído pelo Congresso após anunciar na televisãoaposta online bantu betdissolução e a instauraçãoaposta online bantu betum governoaposta online bantu betemergência no Peru.
Em conformidade com a Constituição, assumiu entãoaposta online bantu betvice-presidente, Dina Boluarte, e logo surgiram manifestaçõesaposta online bantu betprotesto.
Vários Departamentos (Estados) do país, principalmente no sul, foram afetados por bloqueiosaposta online bantu betestradas e houve ataques a prédios públicos e tentativasaposta online bantu bettomadaaposta online bantu betaeroportos.
A violência se espalhou para o sul, especialmente no Departamentoaposta online bantu betPuno, onde 19 pessoas foram mortas na cidadeaposta online bantu betJuliacaaposta online bantu bet10aposta online bantu betjaneiro.
As denúnciasaposta online bantu betque a polícia teria usado munição letal indiscriminadamente contra os manifestantes aumentaram a indignação e fizeram com que muitos decidissem transferir o protesto para a capital, apesaraposta online bantu betas autoridades alegarem ter agidoaposta online bantu betlegítima defesa eaposta online bantu betforma proporcional.
Como surgiu a 'tomadaaposta online bantu betLima' e quem a convocou
Na verdade, o slogan da "tomadaaposta online bantu betLima" foi usadoaposta online bantu betoutras ocasiões para promover mobilizações na capital peruana que depois não tiveram muito impacto.
Desta vez, foi levantada pelos diferentes grupos do sul do país que decidiram marchar até a capital para exigir a renúnciaaposta online bantu betBoluarte.
O que inicialmente surgiu como uma iniciativaaposta online bantu betcomunidades indígenas, gruposaposta online bantu betbairro e estudantis do sul do país, posteriormente se juntou a estudantes da Universidad Nacional Mayoraposta online bantu betSan Marcos e da Confederação Geralaposta online bantu betTrabalhadores do Peru, um dos principais sindicatos do país, que convocou uma greve nacional nesta quinta-feira para coincidir com a "tomadaaposta online bantu betLima".
Nesta quarta-feira, na sede do sindicatoaposta online bantu betLima, onde já se reuniram numerosos manifestantes, eles se apresentaram aos principais meiosaposta online bantu betcomunicaçãoaposta online bantu betorganizações locais que vieram dos departamentosaposta online bantu betHuánuco, Ancash, Lambayeque, Tacna, La Libertad, Moquegua, Apurímac, o Vraem, Arequipa, Loreto, Cajamarca e Junín.
Eles prometeram que não deixarão Lima até que tenham alcançado seus objetivosaposta online bantu betconseguir a renúncia da presidente, dissolver o Congresso e convocar eleições.
"O povo e as comunidades camponesas se mobilizam. Como é possível que tenhamos que vir a Lima para que entendam nossa agenda? Este governo está deslegitimado desde o primeiro dia", disse Leonela Labra, representanteaposta online bantu betCusco.
Caravanasaposta online bantu betveículos com destino a Lima partiramaposta online bantu betdiferentes partes do país nos últimos dias, recebendo apoioaposta online bantu betalguns pontos do caminho.
Em uma mobilização tão heterogênea há vários pedidos e reivindicações, mas os objetivos comuns são a demissão da presidente, a dissolução do Congresso e a convocação imediataaposta online bantu beteleições.
Alguns também clamam por uma nova Constituição para o Peru e pela libertação do ex-presidente Castillo.
Eles acusam o governo das mortes nos protestos e afirmam que a ação policial violou os direitos humanos.
O que o governo diz
A presidente Boluarte reiterou que não pretende renunciar. "Meu compromisso é com o Peru, não com esse pequeno grupo que está fazendo o país sangrar", afirmou.
Boluarte convidou os descontentes a se manifestaremaposta online bantu betLima, mas pediu que o façamaposta online bantu betforma pacífica.
Também ofereceu diálogo, mas excluiu explicitamente a abordagemaposta online bantu betaspectos como a dissolução do Congresso ou a reforma constitucional por estarem fora dos poderes presidenciais.
O governo prometeu que todas as mortes serão investigadas e o Ministério Público abriu um processo preliminar contra a presidente e seu primeiro-ministro, Alberto Otárola.
Pouco depoisaposta online bantu betsuceder a Castillo, Boluarte afirmou que seu plano era encerrar o mandatoaposta online bantu betseu antecessor e permanecer no cargo até 2026.
Mas após a primeira ondaaposta online bantu betprotestos, ela propôs antecipar as eleições e um acordo preliminar foi votado no Congresso para que elas sejam realizadasaposta online bantu betabrilaposta online bantu bet2024.