O superalimento perdido da América pré-colombiana que o México tenta resgatar:aposte e ganhe download

Espirulina

Crédito, Brent Hofacker/Alamy

Legenda da foto, A espirulina, uma cianobactériaaposte e ganhe downloadcor vibrante, era um alimento básico da era pré-colombiana

Os mexicas a chamavamaposte e ganhe downloadtecuitlatl, palavra nahuatl que pode ser traduzida como "excrementoaposte e ganhe downloadrocha", embora tivessem decididamente um apreço maior por ela do que o nome sugere.

"As tradições orais dizem que os mensageiros e corredores mexicas na antiga Tenochtitlan comiam espirulina seca com milho, tortilhas, feijão ou pimenta como combustível para viagensaposte e ganhe downloadlonga distância", afirma Denise Vallejo, chef que dirige o restaurante vegano Alchemy Organica,aposte e ganhe downloadLos Angeles, nos EUA.

Mesmo sem a ciência moderna, os mexicas puderam reconhecer a densidadeaposte e ganhe downloadnutrientes que fez da espirulina um dos alimentos preferidos da atualidade.

Ela tem cercaaposte e ganhe download60%-70%aposte e ganhe downloadproteína e aminoácidos essenciais, alémaposte e ganhe downloadmuitas vitaminas e minerais, sobretudo ferro, manganês e vitaminas B,aposte e ganhe downloadacordo com a Encyclopedia of Dietary Supplements.

Na verdade, é tão saudável e relativamente fácilaposte e ganhe downloadcultivar que especialistas acreditam que pode ser uma potencial fonteaposte e ganhe downloadalimento para as futuras colôniasaposte e ganhe downloadMarte.

É claro que, para os conquistadores espanhóis que chegaram no século 16, parecia estranho.

Pratoaposte e ganhe downloadespirulina

Crédito, Antons Jevterevs/Alamy

Legenda da foto, No México, a espirulina aparece sob diferentes formas nos cardápios —aposte e ganhe downloadsmoothies a pratos tradicionais

Bernal Díaz del Castillo escreveuaposte e ganhe downloadsuas memóriasaposte e ganhe download1568 sobre "uma espécieaposte e ganhe downloadpão feitoaposte e ganhe downloadum tipoaposte e ganhe downloadlama ou limo coletado da superfície do lago e comido dessa forma, e que tem um sabor semelhante ao nosso queijo".

E o frade franciscano Bernardinoaposte e ganhe downloadSahagún incluiu ilustrações da colheitaaposte e ganhe downloadespirulinaaposte e ganhe downloadseu estudo etnográfico do século 16, o Florentine Codex.

"Depois da invasão espanhola, a maior parteaposte e ganhe downloadseu consumo diminuiu com a drenagem dos lagos do Vale do México", diz Vallejo.

"E muitos dos espanhóis não gostavamaposte e ganhe downloadsuas propriedades 'viscosas' ou 'pegajosas'. O conhecimentoaposte e ganhe downloadseu consumo se perdeu por muito tempo."

O mundo ocidental redescobriu o ingrediente nutritivo na décadaaposte e ganhe download1940, quando um ficologista francês (cientista que estuda algas) notou que o povo Kanembu ao longo do Lago Chade, que banha Níger, Camarões, Nigéria e Chade, estavam colhendo espirulina e transformando-aaposte e ganhe downloadbolos que secavam ao sol chamados dihé.

Mas ela não fez seu grande retorno ao México até um feliz acidente na décadaaposte e ganhe download1960, quando os proprietários da Sosa Texcoco — que produzia carbonatoaposte e ganhe downloadsódio e cloretoaposte e ganhe downloadcálcioaposte e ganhe downloaduma grande lagoaaposte e ganhe downloadformaaposte e ganhe downloadcaracol no que restou do Lago Texcoco — notaram uma substânciaaposte e ganhe downloadcoloração verde arruinando o trabalho deles.

Eles procuraram pesquisadores franceses, que concluíram que era o mesmo organismo que vinha alimentando os Kanembu por gerações.

Em vezaposte e ganhe downloadtentar erradicar as cianobactérias, a Sosa Texcoco reconheceu seu valor, incentivou seu cultivo e abriu a primeira empresa comercialaposte e ganhe downloadespirulina do mundo, a Spirulina Mexicana.

Embora a Spirulina Mexicana já tenha fechado, uma microfazenda nos arredoresaposte e ganhe downloadSan Miguelaposte e ganhe downloadAllende, chamada Spirulina Viva, dá continuidade à antiga tradição.

Desde 2010, a americana Katie Kohlstedt e seu marido, Francisco Portillo, nascidoaposte e ganhe downloadSan Luis Potosí, cultivam espirulina fresca — que provavelmente tem um gosto muito semelhante à que os mexicas colhiam séculos atrás.

"Estamos muito orgulhososaposte e ganhe downloadcultivá-la aqui", diz ela.

"Não precisávamos inventar algo novo ou trazer algoaposte e ganhe downloadoutro lugar."

Embora muitas pessoas possam estar familiarizadas com a espirulina na formaaposte e ganhe downloadpó desidratado, a Spirulina Viva vende a substância verde crua e congelada, o que confere a ela um sabor muito mais delicado.

"A espirulina fresca deve ser cremosa como um requeijão", afirma Kohlstedt. "Se você fechar os olhos, pode achar que está comendo algo entre abacate e espinafre."

Ela adverte que se você acha que a espirulina tem saboraposte e ganhe downloadpeixe, é provável que esteja comprando um produtoaposte e ganhe downloadqualidade inferior — ou inclusive algum que use espinhasaposte e ganhe downloadpeixe moídas para fornecer o fósforo que a espirulina precisa para crescer.

Kohlstedt e Portillo organizam workshopsaposte e ganhe downloadcultivoaposte e ganhe downloadespirulina e já receberam futuros agricultoresaposte e ganhe downloadlugares distantes, como Austrália e Argentina.

Lago Texcoco

Crédito, Chico Sanchez/Alamy

Legenda da foto, O Lago Texcoco foi drenadoaposte e ganhe downloadgrande parte pelos espanhóis para construir a Cidade do México

"É jardinagem combinada com química", diz Kohlstedt sobre o processo.

Mas, para muitos consumidores, o produto final ainda permanece sendo um mistério.

"Se eu ler mais um artigo que diz que a espirulina é cultivada no oceano ou [que mostra] a fotoaposte e ganhe downloaduma alga marinha, vou gritar", afirma ela, rindo.

Kohlstedt recomenda comer espirulina da forma mais simples possível, misturadaaposte e ganhe downloaduma sopa quenteaposte e ganhe downloadmissô ou caldos, batidaaposte e ganhe downloadum smoothie, passada no pão ou com guacamole e sucoaposte e ganhe downloadlimão, uma vez que a vitamina C mostrou ajudar na absorçãoaposte e ganhe downloadferro.

"Você vai se sentir como se tivesse acabadoaposte e ganhe downloadcomer o almoçoaposte e ganhe downloadPopeye", afirma.

Na Cidade do México, os chefs estão ficando cada vez mais criativos ao usar o ingrediente.

Você pode encontrar espirulina na tlayuda coberta com abacate e escamoles (larvasaposte e ganhe downloadformiga) no restaurante Balcón del Zócalo; ou iluminando uma tortilla na Cintli Tortilleria; adicionando um toque verdejante às tigelasaposte e ganhe downloadsmoothie e cheesecakes no Vegamo; e até mesmoaposte e ganhe downloadcoquetéis no Xaman Bar,aposte e ganhe downloadinspiração pré-colombiana.

Lá, o barman chefe, Kenneth Rodrigez, incorporou a espirulinaaposte e ganhe downloaduma sérieaposte e ganhe downloaddrinques, incluindo um coquetel à baseaposte e ganhe downloadgim com limão mexicano e licoraposte e ganhe downloadaspargos.

"Eu uso quando alguém não gostaaposte e ganhe downloadclaraaposte e ganhe downloadovo ou [em drinques para] pessoas veganas, porque a espirulina tem proteína e podemos obter texturas interessantes", diz Rodrigez, "sem falar na cor incrível e nos componentes nutricionais que ela fornece".

Ele acrescenta que o ingrediente "pode ainda ​​ser usada para realçar outros sabores, pois tem muitos minerais, como uma alternativa ao sal".

Do outro lado da fronteira nas comunidades mexicanas-americanas, o uso da espirulina significou estabelecer uma conexão direta com o passado pré-colombiano.

Cultivoaposte e ganhe downloadespirulina

Crédito, Bloomberg Creative/Getty Images

Legenda da foto, A espirulina é cultivada e colhidaaposte e ganhe downloadlugares como o México

No criativo restaurante mexicano Mixtliaposte e ganhe downloadSan Antonio, por exemplo, os chefs Rico Torres e Diego Galicia apresentaram a espirulinaaposte e ganhe downloadum menu especial inspirado na invasão espanhola. Eles participaramaposte e ganhe downloadum jantar colaborativo no Dia dos Mortos no James Beard Houseaposte e ganhe downloadNova York, onde uma das entradas era um iogurteaposte e ganhe downloadespirulina defumado com ovasaposte e ganhe downloadtruta e rabanetes.

No Alchemy Organica, Vallejo incorpora espirulinaaposte e ganhe downloadpó à água fresca (bebida sem álcool tradicional mexicana)aposte e ganhe downloadabacaxi com sementesaposte e ganhe downloadlimão e chia.

E ela usa inclusive como "um corante alimentar natural e reforço nutricional, junto com cactos e espinafreaposte e ganhe downloadpó" para preparar uma massa verde vibrante (feita com milho que foi nixtamalizado ou tratado com uma solução alcalina), que ela transformaaposte e ganhe downloadtortilhas e tamales coloridos.

"Também uso para intensificar o saboraposte e ganhe downloadalguns dos meus pratos inspiradosaposte e ganhe downloadfrutos do mar, já que oferece um sabor muito parecido com o das algas", explica.

Pratoaposte e ganhe downloadespirulina

Crédito, MarsBars/Getty Images

Legenda da foto, Os chefs abusam da criatividade ao usar a espirulinaaposte e ganhe downloadpratos e drinques

E quando umaposte e ganhe downloadseus cozinheiros começou a vender espirulina fresca no mercadoaposte e ganhe downloadagricultores, Vallejo passou simplesmente a colocar colheradasaposte e ganhe downloadsuas bebidas.

"Dá a energia que você esperaaposte e ganhe downloaduma xícaraaposte e ganhe downloadcafé!", afirma.

De certa forma, esses chefs estão explorando algo muito mais profundo do que simplesmente o sabor ou a nutrição.

Vallejo, que estuda curandeirismo (medicina popular), disse que a espirulina costuma ser vista como um desintoxicante para preparar rituais, feitiços e "cerimônias visionárias".

Kohlstedt também ouviu falar sobre as conexões místicas do ingrediente:

"Alguém me disse que a razãoaposte e ganhe downloadser chamada 'espirulina' tem a ver comaposte e ganhe downloadforma espiral, mas também com nosso DNA e como há algo realmente básico e espiritual sobre como nos relacionamos com as plantas [e as cianobactérias]. "

"Muitos dos 'superalimentos' desfrutados hoje têm uma rica história na Mesoamérica: chia, amaranto, cacau, abacate, cacto", observa Vallejo.

"Acho que o atual movimento descolonizador nos Xicanx (mexicanos nos EUA), na América Central eaposte e ganhe downloadoutras comunidadesaposte e ganhe downloadlíngua espanhola está nos ajudando a redescobrir e lembrar nossos hábitos alimentares ancestrais. Devemos recuperar nossos alimentos e nossa sabedoria vegetal. Quanto mais os comemos, mais despertamos esse DNA e essa história."

aposte e ganhe download Leia a versão original aposte e ganhe download desta reportagem (em inglês) no site BBC Travel aposte e ganhe download .

Línea

aposte e ganhe download Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube aposte e ganhe download ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosaposte e ganhe downloadautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaaposte e ganhe downloadusoaposte e ganhe downloadcookies e os termosaposte e ganhe downloadprivacidade do Google YouTube antesaposte e ganhe downloadconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueaposte e ganhe download"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoaposte e ganhe downloadterceiros pode conter publicidade

Finalaposte e ganhe downloadYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosaposte e ganhe downloadautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaaposte e ganhe downloadusoaposte e ganhe downloadcookies e os termosaposte e ganhe downloadprivacidade do Google YouTube antesaposte e ganhe downloadconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueaposte e ganhe download"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoaposte e ganhe downloadterceiros pode conter publicidade

Finalaposte e ganhe downloadYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosaposte e ganhe downloadautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaaposte e ganhe downloadusoaposte e ganhe downloadcookies e os termosaposte e ganhe downloadprivacidade do Google YouTube antesaposte e ganhe downloadconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueaposte e ganhe download"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoaposte e ganhe downloadterceiros pode conter publicidade

Finalaposte e ganhe downloadYouTube post, 3